Free cookie consent management tool by TermsFeed
  Lei Geral de Proteção de Dados   Mapa do Site   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste

Notícias



Vigilância Sanitária de Marilândia do Sul faz alerta sobre Vírus da raiva em morcegos

Categoria: Assessoria de Comunicação
Data de Publicação: 6 de maio de 2021
Crédito da Matéria: Prefeitura Municipal
Fonte: Assessoria de comunicação

Dois casos já foram registrados na área da 16ª regional de saúde de Apucarana. Ao encontrar um animal dessa espécie, é preciso informar o órgão de saúde do município imediatamente.


A vigilância Sanitária faz um alerta aos moradores de Marilândia do Sul e região, já que recentemente foram diagnosticados dois casos do vírus da raiva em morcegos na 16º Regional de Apucarana. Na cidade, ainda não foram encontrados animais contaminados, mas a situação exige atenção.

Os morcegos são passíveis de adquirir e transmitir várias enfermidades, sendo que a mais preocupante é a Raiva, uma doença viral, aguda e letal. A doença pode ser transmitida pela saliva de um animal infectado, através da mordedura, lambedura ou arranhadura.

A incapacidade de vôo é o primeiro sintoma observado nos morcegos raivosos, por tanto ao encontrar um morcego, com ou sem vida, voando em horário não habitual, ou seja, durante o dia) jamais se deve tocar sem proteção das mãos, ou deixar que animais de estimação e pessoas se aproximem.

A indicação é isolar o animal e comunicar o serviço de saúde para remoção  e encaminhamento para diagnóstico da raiva, pois todas as espécies mordem e podem estar infectadas com o vírus.

Em caso de contato direto com morcego, isto é, se o morador for mordido, arranhado ou lambido pelo morcego, deve-se procurar imediatamente orientação médica.