Free cookie consent management tool by TermsFeed
  Lei Geral de Proteção de Dados   Mapa do Site   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste

Notícias



Vigilância Sanitária faz alerta a pecuaristas sobre tuberculose bovina

Categoria: Assessoria de Comunicação
Data de Publicação: 7 de junho de 2023
Crédito da Matéria: Assessoria de Comunicação
Fonte: Gabrielly Campos

vigilancia-sanitaria-faz-alerta-a-pecuaristas-sobre-tuberculose-bovina

 A vigilância sanitária faz um alerta a todos os pecuaristas de Marilândia do Sul, tivemos a ocorrência de tuberculose bovina registrado em nosso município, onde infelizmente 145 animais foram expostos a bactéria e 37 positivaram para a doença.

 

 A vigilância sanitária informa que todas as medidas necessárias já foram tomadas juntamente com a administração da propriedade envolvida, Secretaria Municipal de Saúde e com a ADAPAR – Agencia de Defesa Agropecuária do Paraná.

 A tuberculose bovina é uma doença causada por Mycobacterium bovis que afeta, principalmente, bovinos e búfalos. Ela se torna crônica nos animais e é transmissível para o homem. Nos bovinos, a doença causa lesões em diversos órgãos e tecidos, como pulmões, fígado, baço e até nas carcaças.

Podem ser encontradas também lesões no úbere das vacas. Dependendo da fase da infecção, os animais podem exibir emagrecimento acentuado e tosse, mas, muitas vezes, as alterações da tuberculose não são perceptíveis aos produtores.

 Não existe vacina nem tratamento para a tuberculose bovina, portanto a prevenção da entrada da doença é a chave do controle. O produtor deve ter o cuidado de adquirir apenas animais negativos ao teste intradérmico para tuberculose.



Termos relevantes