Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



18 de Maio: Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Categoria: Assessoria de Comunicação
Data de Publicação: 18 de maio de 2024
Crédito da Matéria: prefeitura municipal
Fonte: Assessoria

 
No dia 18 de maio, voltamos nossa atenção para a campanha nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. De acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, entre 2015 e 2021 foram registrados 202.948 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, sendo 83.571 contra crianças e 119.377 contra adolescentes.
 
Atualmente, menos de 10% dos casos chegam às instâncias da saúde e da Justiça, especialmente os que envolvem meninos, quando o preconceito é ainda maior. Quanto aos possíveis traumas deixados pelo abuso, há consequências profundas da falta de tratamento e amparo às vítimas.
 
O abuso sexual transforma a criança em objeto, desconsiderando sua existência como ser humano com sentimentos, direitos e a necessidade de uma infância segura. Esse trauma deixa marcas profundas, levando a vítima a acreditar que não merece ser protegida e que sua voz não é ouvida. As consequências incluem dificuldades de relacionamento, problemas de confiança, ansiedade extrema, episódios de depressão e transtornos de personalidade.
 
É responsabilidade de toda a sociedade proteger nossa crianças e adolescentes. Qualquer indício de mudança de comportamento de uma criança ou adolescente precisa ser comunicado aos pais.
 
Se ocorrerem abusos, a rede de serviços de proteção à criança e ao adolescente precisa ser comunicada, para que isso não aconteça novamente. Os serviços de apoio e denúncias de ocorrência que podem ser contatados são: Disque 100 – do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, ou o Conselho Tutelar do Município de Marilândia do Sul: (43) 999760803



Termos relevantes