Free cookie consent management tool by TermsFeed
  Lei Geral de Proteção de Dados   Mapa do Site   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste

Notícias



Dia da Conscientização do Autismo movimenta secretarias de Educação e Saúde em Marilândia

Categoria: Assessoria de Comunicação
Data de Publicação: 2 de abril de 2018
Crédito da Matéria: Assessoria de Comunicação
Fonte: Rodrigo Carvalho / Larissa Damasco

dia-da-conscientizacao-do-autismo-movimenta-secretarias-de-educacao-e-saude-em-marilandia

Escolas municipais e unidades básicas de saúde desenvolvem atividades para tratar sobre o tema que especialmente neste dia 02 de abril está sendo debatido ao redor do mundo.

 

O dia 02 de abril marca o debate sobre um tema importantíssimo, que muitas vezes passa despercebido, o Autismo. A data foi escolhida como o dia Mundial da Conscientização. A ideia surgiu para abordar o maior número de pessoas sobre o assunto, e derrubar algumas barreiras de preconceito e descriminação.

Os transtornos do Espectro Autista (TEA), são sinais particulares que causam problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social.

Durante a semana passada e também nos próximos dias as escolas municipais de Nova Amoreira, Ângelo Müller Filho, Marcionillo Tibúrcio e Centro de Educação Infantil Paraiso desenvolvem atividades específicas sobre o tema com os alunos.

“Esse momento é muito importante porque o ambiente em que os alunos autistas estão inseridos, precisa ser de inclusão, quanto mais a comunidade falar sobre o tema, menos teremos rastros de preconceito, que não leva a nada de positivo, e só existe pela falta da divulgação de informações sobre o tema.” Afirmou Ionice Pereira, Secretária de Educação de Marilândia Do Sul.  

A Secretaria de Educação realiza um trabalho multidisciplinar, onde todos os alunos com sinais de Autismo, além das aulas em salas regulares, recebem atendimento de diversos profissionais, como Fonoaudiólogos, Psicólogos e Professores de reforço escolar.

Nesta segunda-feira a Escola Municipal Marcionillo Tibúrcio desenvolveu ações com os alunos. Um dos destaques foi a exibição de um vídeo educativo da turma da Mônica sobre o autismo. O desenho conta algumas aventuras de uma criança que tem esse tipo de transtorno.  

A Professora Nilva Marques, que trabalha na escola especial com os alunos que possuem o Autismo, trouxe algumas informações importantes que ajudam a compreender melhor o tema. Além disso, os alunos puderam confeccionar cartazes e faixas relacionadas ao assunto.

Na Secretaria de Saúde, o empenho em desenvolver ações sobre a Conscientização do Autismo, não é diferente. As equipes das unidades básicas de saúde da região central e dos bairros, deixaram o ambiente enfeitado de azul, cor definida como símbolo do Autismo.

Segundo informações repassadas pela Secretaria de Saúde de Marilândia, que elaborou um estudo de dados nacionais,  1 em cada 68 crianças  possui o Transtorno do Espectro Autista no Brasil. Na maioria dos casos, o diagnóstico é feito em meninos, daí a cor azul, como símbolo das campanhas de conscientização.

“Sabemos que não existe nenhuma pessoa com autismo igual a outra, cada uma tem sua particularidade. Nossas equipes, tanto Educacionais, como de Saúde, sempre estão atentas para que os casos sejam diagnosticados com agilidade e principalmente que os nossos serviços possam proporcionar mais qualidade de vida e desenvolvimento nas mais variadas áreas a essas pessoas com Transtorno do Espectro Autista.” Comentou Maria Berçaline, Secretária de Saúde de Marilândia do Sul.



Termos relevantes