Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Base da alimentação escolar em Marilândia do Sul vem da agricultura familiar

Categoria: Assessoria de Comunicação
Data de Publicação: 4 de abril de 2018
Crédito da Matéria: Assessoria de Comunicação
Fonte: Rodrigo Carvalho / Larissa Damasco

base-da-alimentacao-escolar-em-marilandia-do-sul-vem-da-agricultura-familiar

Planejamento do setor nutricional da Secretaria de Educação tem se destacado em 2018. Grande parte dos alimentos oferecidos aos alunos, sai das propriedades rurais do município e vai direto para as escolas.

 

O setor de Nutrição escolar da Prefeitura de Marilândia do Sul vem ganhando destaque. A execução do planejamento, que tem objetivo de oferecer alimentos saudáveis aos alunos da rede municipal de ensino, tem sido feita com excelência.

O cardápio servido, oferece todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento infantil. Neste primeiro semestre são aproximadamente 940 alunos matriculados, que geram uma demanda que chega a 1200 refeições todos os dias.

A alimentação adequada faz parte também do processo de aprendizagem. Além disso, durante a idade escolar, acontece um dos períodos de desenvolvimento mais importantes, assim, o investimento em uma alimentação mais saudável, traz resultados para toda a vida.

A Lei nº 11.947 que foi aprovada pelo Governo Federal em junho de 2009, determina que pelo menos 30% da renda repassada aos estados e municípios seja destinada a compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar regional, assim gerando oportunidades aos produtores locais que repassam às escolas, produtos orgânicos de ótima qualidade.

Segundo a Nutricionista Daiane Martinelli, que é responsável pelo controle de toda a alimentação escolar do município, essa meta já foi superada. Atualmente, mais de 50% da verba destinada pelo Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) é utilizada na aquisição de produtos da agricultura familiar.

A distribuição dos alimentos é feita 2 vezes na semana pelos agricultores, que fornecem os a produção para 4 escolas do município e 2 CMEI’s. Hortaliças, frutas, molho de tomate integral orgânico, geleias orgânicas, doce de leite, pão caseiro e Queijo fazem parte da rotina alimentar das crianças.

“São produtos de ótima qualidade, que vão trazer ingredientes importantes para a merenda escolar, como vitaminas e minerais. Procuro sempre elaborar um cardápio bem colorido e nutritivo. A cada semana faço uma programação e solicito os produtos, levando em conta o que planejei e o que o produtor dispõe no momento. Comentou Daiane.

Os cardápios são programados mensalmente, priorizando o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis. Faixa etária, restrições alimentares individuais, necessidades alimentares especiais, como as de portadores de doenças crônicas, também são itens que recebem a devida atenção dentro do planejamento. 


463601889_4065989100389406_174324046063990790_n.jpg
463778517_4065989110389405_8916237340282182478_n.jpg


Termos relevantes