Notícias
Marilândia se une pela conscientização do autismo
Categoria: Assessoria de ComunicaçãoData de Publicação: 2 de abril de 2019
Crédito da Matéria: Assessoria de Comunicação
Fonte: Rodrigo Carvalho / Gaby Campos
Dia 02 de abril foi marcado por ações realizadas em várias regiões da cidade. Alunos das escolas municipais participaram de passeatas, que fazem parte da programação elaborada para toda a semana.
O segundo dia do mês de abril é conhecido mundialmente como uma data especial contra o preconceito. Como não poderia ser diferente, em Marilândia do Sul a cor azul se tornou predominante e o assunto mais comentado nas ruas, escolas, no comércio e repartições públicas foi a importância da conscientização do autismo.
Quem passou pelas ruas da cidade nesta terça-feira (02/04), deve ter percebido movimentações diferentes. Eram alunos, professores, funcionários públicos, profissionais liberais, e membro de algumas empresas que se juntaram aos pais e autistas da cidade para chamar a atenção de da comunidade para o tema.
As atividades da semana da conscientização do autismo em Marilândia do Sul começaram na última sexta-feira (29/03), com a solenidade de abertura, realizada na feira da lua, ao lado da nova praça da rodoviária. Nesta semana o cronograma segue com mais ações, como palestras e passeatas.
Caminhadas azuis foram realizadas no centro da cidade, Vila Paraíso, Três Conjuntos, Nova Amoreira e em São José. Funcionários da Prefeitura municipal também se vestiram de azul e registraram o momento para apoiar a causa.
“A busca pela igualdade, pelo fim do preconceito precisa acontecer todos os dias, mas em uma data como essa, podemos atingir muitas pessoas, que talvez ainda não sabiam que o autismo precisa ser compreendido.” Comentou o Secretário de Administração e Planejamento, Aristides Bueno Junior.
A semana de conscientização do autismo é uma ação organizada pelas Secretarias de Educação e Cultura, de Saúde, Assistência Social, além do CAPS, CREAS, CRAS, Colégios Tancredo Neves e Ângelo Casagrande, contando também com o apoio da APAE de Marilândia do Sul.
“Preparamos esse momento para ampliar o debate sobre o autismo em nosso município. Atualmente, temos vários alunos matriculados em nossas escolas, que possuem esse transtorno e conseguimos acompanhar o desenvolvimento deles, através do suporte educacional e principalmente da conscientização dos outros estudantes e pais.” Disse Ionice Pereira, Secretária de Educação de Marilândia do Sul.
O Autismo afeta a comunicação, relações interpessoais e o comportamento. Pesquisas mostram que existe um caso de autismo a cada 110 pessoas. No Brasil a estimativa chega a 2 milhões de possíveis diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista. A cor azul representa a causa, por conta do grande número de meninos diagnosticados.
- Últimas Notícias
-
21 de maio de 2025
Projeto de Marilândia do Sul participa de campeonato regional em Cambira
-
19 de maio de 2025
Prefeitura troca tampas de bueiros e realiza manutenção em diversos pontos da cidade
-
16 de maio de 2025
Assembleia para criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é realizada
-
14 de maio de 2025
Grupo 60 Mais: Marilândia do Sul realiza atividades com idosos
-
14 de maio de 2025
Saúde de Marilândia agora tem 0800 de urgência e emergência