Escolas municipais e CMEIS terão eleições para diretores no próximo dia 8

Publicado em: 01/12/2020 10:29 | Fonte/Agência: Prefeitura de Marilândia do Sul | Autor: Assessoria de Comunicação

Professores, pais e funcionários têm direito a participar da votação, que vai acontecer durante os três períodos, das 8h às 12h, das 13h às 17h e 19h às 21h. Em todas as unidades a eleição ocorre em chapa única.

Coordenado pela Secretaria de Educação de Marilândia do Sul, acontece no próximo dia 8 de dezembro (terça-feira), o processo de escolha dos Diretores das Escolas Municipais e dos Centros de Educação Infantil (CMEIS). Pela segunda vez consecutiva, os nomes que ocuparão os cargos, serão definidos através de uma eleição.

O voto é secreto e facultativo, mas mesmo sem a obrigatoriedade, a participação de toda a comunidade escolar é muito importante. Fazem parte da votação, professores, pais e funcionários das unidades educacionais. Para que a eleição seja válida, é necessária a participação de ao menos 35% dos eleitores.

Nas quatro instituições a eleição acontece em chapa única, na Escola Municipal Ângelo Muller Filho, a Professora Heliane Gabriel Oliveira da Silva, é a candidata. Na Escola Municipal Nova Amoreira, o Professor Valter José Lopes da Silva concorre ao cargo, enquanto na Escola Municipal Marcionillo Tibúrcio, a concorrente é a Professora Gisiane Maria Rossi.

No Centro Municipal de Educação Infantil Paraíso, a chapa é encabeçada pela Professora Jucimari Bonete do Nascimento Zanlorenzi, já no Centro Municipal de Educação Infantil Tiago de Farias Zanlorenzi, concorre a educadora Lucilena de Souza Miranda.

A eleição para Diretores das unidades de ensino de Marilândia do Sul acontece desde a criação da Lei Municipal nº 372 de 2018. Modelo implantado pela Secretaria de Educação para tornar a escolha dos diretores mais democrática, sem interferência política, respeitando critérios técnicos de participação e a vontade da comunidade escolar.