Thiago Zardo faz o lançamento de seu livro “Lixo bicho é” em Marilândia do Sul

Publicado em: 26/08/2022 13:39 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Gabrielly Campos

O evento de lançamento aconteceu no último dia 15 na Escola Municipal Ângelo Muller Filho, e contou com a presença de várias autoridades do município que foram prestigiar o escritor.

No dia 15 de agosto de 2022, a Escola Municipal Ângelo Muller Filho, teve a honra de receber em clima de muita descontração e alegria o Autor Thiago Zardo, para lançamento do Livro “Lixo Bicho é”. O livro tem o propósito de ensinar de forma lúdica sobre a preservação do meio ambiente. Cada estudante do Ensino Fundamental I de Marilândia do Sul recebeu um exemplar. O Poema “Lixo Bicho é” foi construído com muito carinho, e será uma ferramenta para os professores desenvolverem atividades que despertam a curiosidade e o interesse dos alunos.

O lançamento contou com o apoio do prefeito Aquiles Takeda Filho, teve a presença da secretária de Educação Ionice Pereira, diretores, coordenadores, professores e alunos da escola. O poema “Lixo bicho é” surgiu em um livro de poemas chamado “O Casulo” depois virou música, e foi ganhando mais conteúdo até se transformar nesse projeto. Uma curiosidade é que todas as ilustrações presentes no livro foram feitas por alunos da APAE de Marilândia do Sul e pelos alunos do Colégio do Campo Tancredo Neves.

Ionice Pereira Secretária de Educação agradeceu a parceria do Autor Thiago Zardo e sua família e ressaltou a importância do material para as escolas do município. “O livro veio de encontro com o projeto desenvolvido nas escolas sobre o LIXO. Com o trabalho realizado as crianças poderão analisar melhor algumas ocasiões e situações, dentre elas, o cuidado que devemos ter ao descartarmos determinados objetos (lixo) e o local que o mesmo será jogado. E tudo isso feito de forma prática com um material muito rico.”

Ao trabalhar com materiais informativos e situações concretas os alunos se interagem e com isso, adquirem um maior conhecimento acerca do problema o lixo, pois a utilização dos objetos diários dos alunos, tornam as aulas mais atrativas, prazerosas e compreensivas a sensibilização das mudanças de atitudes nos seres humanos, não só em relação à natureza como também ao ambiente em que convive no cotidiano, em casa e na escola. Por meio do projeto, será abordado a importância da preservação do meio ambiente provocando nos alunos uma reflexão sobre o lixo que é produzido rotineiramente em casa, na escola e na sala de aula na tentativa de refletirem para valorização ao local de sua vivência.

SOBRE O AUTOR:

Thiago Zardo é poeta paranaense, nasceu em Paranavaí no ano de 1977. Começou a escrever poesias ainda na adolescência. No ano de 2000 estreou na literatura com o livro de poesia “O Casulo”. Também é autor dos livros infantis "O menino que fazia Poesias" (2009) e "A Menina que gostava de Ler" (2012). Ainda em 2012 e em 2013 participou do projeto do SESC de Apucarana “a poesia pede carona” No ano de 2013 lançou o livro de poemas inspirados na poesia japonesa “haiku(ases)”.