Temperatura

Autentique-se

Secretaria de Saúde convida mulheres de Marilândia do Sul para o “Outubro Rosa”


Publicado em: 25/10/2022 15:56 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Gabrielly Campos

 

O evento do outubro rosa, mês de conscientização da saúde da mulher, acontecerá nesta quinta-feira (27), às 19:30 no Marilândia Clube. A Prefeitura disponibilizou um ônibus para as mulheres que moram nos distritos, ele sairá às 18h30 de Nova Amoreira e depois passará em São José.

 

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Lembrando que os exames e consultas são realizados durante todo o ano nas UBS's do município.

Durante o mês de outubro a Secretaria de Saúde realiza diversas ações com o intuito de conscientizar mulheres sobre o câncer de mama e promover o diagnóstico precoce, que aumenta a possibilidade de cura da doença. No evento desta semana será realizada uma roda de conversa sobre a saúde da mulher, sorteio de brindes e muito mais. "Convidamos todas as mulheres para participarem dessa noite que vai ser de muito aprendizado e diversão" disse a Secretária de Saúde Maria Berrçaline.

É sempre importante lembrar que toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas!

Todas as mulheres também devem realizar periodicamente o autoexame, que não substitui o exame clínico, mas pode descobrir eventuais nódulos e trata-los já no início. O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira, e tem alta letalidade. Outubro é o mês da conscientização, mas o cuidado com a saúde deve ser todo dia.