Poços artesianos devem solucionar problemas de abastecimento em bairros de Marilândia

Publicado em: 26/01/2018 08:39 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Rodrigo Carvalho

Perfuração no poço do Barro Preto chegou a 300 metros.

Contando com uma parceria com o Instituto Águas Paraná, três unidades já foram concluídas na região rural do município. Próximo passo agora é o investimento no processo de armazenamento e distribuição aos moradores.

Item básico de sobrevivência, a água é um elemento que deve estar disponível em todos os momentos, seja para higiene pessoal, alimentação ou para outra finalidade. Apesar desta imensa necessidade, famílias de alguns bairros da região rural de Marilândia do Sul carregam a mesma reclamação durante décadas. Problemas no abastecimento.

Depois de ter consciência da necessidade da realização de alguma ação que pudesse resolver este desafio, o Prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda, Através do trabalho das Secretarias de Obras e de Desenvolvimento Econômico, encaminhou uma proposta de parceria com o Instituto Águas Paraná, que ofereceu um excelente resultado.

Três poços artesianos já foram perfurados em bairros importantes da cidade, onde o problema de abastecimento é frequente. Carquejo, Engenho Velho e Barro Preto são os primeiros locais a receber o projeto que visa acabar com a falta de água, que ocorre nas casas em alguns momentos, quando o serviço da Sanepar não garante o volume ideal para os moradores.

A perfuração mais profunda aconteceu na região do Barro Preto, onde as máquinas precisaram chegar a uma profundidade de 300 metros para encontrar o lençol freático. Os testes mostraram que este poço possui uma vazão de 3 mil litros de água por hora.

“É um desejo antigo dos moradores, que vamos conseguir resolver em breve, o mais difícil já foi feito, que é a perfuração dos poços, agora vamos dar sequência com o projeto e deixar esse legado para os moradores.” Afirmou Aquiles Takeda, Prefeito de Marilândia.

No Engenho Velho a profundidade do poço é de 164 metros, enquanto a unidade perfurada no bairro do carquejo possui 170 metros para se chegar até o fundo. Nestes locais, a vazão da água é de 7200 e 7300 litros de água por hora respectivamente.

Os secretários Laudemir Peres, do Desenvolvimento econômico e Mauro Domingues Dias que está à frente da pasta de Obras e serviços urbanos, coordenam o trabalho das equipes nesta segunda etapa do processo, onde as regiões estão sendo estudadas para que possa ser definida a estrutura ideal da armazenamento e distribuição da água.

“Vamos concluir o estudo e estruturar o projeto de abastecimento nos bairros onde há décadas os moradores têm tido problemas com a falta de água. Todos os esforços estão sendo feitos e acreditamos que nos próximos meses teremos o sistema concluído.” Afirmou Mauro Domingues Dias, Secretário de Obras.