Meninos do Basquete entram para história do esporte no município

Publicado em: 19/06/2018 17:36 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Rodrigo Carvalho / Larissa Damasco

Meninos do Basquete entram para história do esporte no município

Equipe do Colégio Cepac foi Campeã de forma invicta em 2018.

Time masculino ‘A’ do Colégio Estadual Padre Ângelo Casagrande ficará marcado como a quarta geração a vencer uma competição regional dos Jogos Escolares do Paraná. Primeiro título aconteceu em 1996.

Poucos atletas podem ter o orgulho de dizer que fizeram parte de equipes vencedoras nos Jogos Escolares do Paraná. Se a pesquisa for feita com moradores de Marilândia do Sul, esse número fica ainda mais restrito. Em 66 anos de história, foram apenas quatro equipes masculinas que alcançaram o topo do Basquete escolar na Região.

O primeiro título regional dos Jogos Escolares foi conquistado em 1996, com a participação de uma das gerações mais talentosas que a cidade já conheceu. Na competição disputada em Bom Sucesso, os meninos de 15 a 17 anos foram destaque. Silvio Carvalho, Robson Desidera, Vagner da Costa, Pedro Zarpellon Junior, Rafael Zanlorenzi, Fábio Vecchi, Artur Moscato e Roney Lopes, despacharam o favoritismo do Colégio Cerávolo de  Apucarana na decisão.

“Foi um dos momentos mais marcantes da minha vida. Tinha trabalhado por cerca de 1 ano com aqueles meninos, estavam preparados para brilhar. Por ser o primeiro título da história, foi algo que marcou pra sempre.” Comentou João Alfredo Adriano, Técnico do primeiro título regional de Marilândia no JAP’s.

A segunda conquista de um time masculino de basquete escolar veio em 1998, com meninos de 12 a 14 anos, participantes da categoria ‘B’. Foi a primeira edição dos Jogos Escolares disputada em Marilândia do Sul e no ginásio Mário Leão a vitória veio de forma emocionante.

“Faltando 10 segundo para terminar a partida, a bola estava com o nosso time. O João Alfredo pediu tempo e disse para fazer a jogada que já estava combinada, uma movimentação que terminava com o arremesso do Rodrigo ‘Ursinho’. Foi o que realmente aconteceu, ele acertou um belo lance e fomos campeões.” Comentou Dedé Sene, um dos principais jogadores do time 98.

O elenco de 1998, que também era treinado pelo Professor João Alfredo, além de Dedé Sene e Rodrigo Carvalho ‘Ursinho’, tinha Adriano, Fábio, Renato, João Paulo, Rafael Dias, Rafinha, Jhonatan e Rodrigo ‘Latino’.

Marilândia teve também outra equipe de Basquete masculino campeã dos JEP’s. Foi em 2012, quando o time de alunos entre 15 e 17 anos do Colégio Estadual Padre Ângelo Casagrande ficou com o título na etapa disputada em Arapongas.

Agora, em 2018, a história do Basquete municipal volta a ter uma atualização de capítulo. Na 65º edição dos Jogos Escolares do Paraná, Marilândia esteve em evidência e o título veio, mais uma vez, em participação incontestável.

Vitórias sobre adversários de respeito, como Apucarana, Arapongas e Califórnia. Na volta para casa, uma festa, poucas vezes vista na cidade, onde Adrian França, Carlos Eduardo Gallo, Diego Peruqui, João Flávio, João Vitor, Lucas Felipe, Luiz Carlos, Luiz Felipe, Pablo Correa, Patric Gabriel e Vinícius Erivaldo foram recepcionados como grandes heróis.

“Marilândia tem uma história muito rica no Basquete e em 2018 os meninos fizeram bonito. Essa conquista mostra o comprometimento da Secretaria de Esportes e da Direção do Colégio Padre Ângelo Casagrande em incentivar as práticas esportivas, que também são importantes ferramentas educacionais.” Afirmou Cleverson Ribeiro, Secretário de Esportes de Marilândia do Sul.