Marilândia realiza conferência municipal de Saúde

Publicado em: 12/04/2019 16:09 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Rodrigo Carvalho / Gaby Campos

Marilândia realiza conferência municipal de Saúde

Representantes da regional de saúde também estiveram presentes.

O evento contou com a presença de representantes de todos os bairros da cidade, além de líderes de entidades locais. Momento para tratar do serviço de saúde oferecido no município, com avaliação do que tem sido feito e propostas para o futuro.

A última quinta-feira (11/04), foi um dia especial para a continuidade do planejamento democrático das ações de saúde no município de Marilândia do Sul, com a realização da 11ª conferência para debater o tema. O evento aconteceu no plenário da Câmara dos Vereadores, com participação de representes da 16ª regional de saúde.

As Conferências Saúde são momentos onde grupos avaliam, debatem e propõe diretrizes para formulação da política de saúde, também possibilita que as pessoas contribuam para a elaboração e/ou reformulação do Plano Municipal de Saúde.

A reunião acontece a cada 4 anos nas esferas municipal, estadual e federal com representação de vários segmentos sociais que devem elaborar propostas para serem incorporadas pelo SUS, na reunião também são eleitos conselheiros para a próxima gestão.

O conselheiro serve para representar a comunidade, ele atua no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, ele analisa e aprova o plano de saúde e o relatório de gestão e informa a sociedade sobre a sua atuação.

“A participação da população é muito importante para que possamos continuar oferecendo um atendimento de qualidade, sempre voltado às necessidades que nossa comunidade possui.” Comentou a Secretária de Saúde, Maria dos Santos Berçaline.

Todos pontos apresentados no encontro serão tratados como prioridade nos próximos anos, tendo como órgão de apoio, uma comissão municipal, chamada de Novo Conselho Municipal de Saúde, que assume as funções a partir de janeiro de 2020. As funções de cada um dos 16 integrantes serão definidas durante a próxima semana.