Prefeitura compra desfibriladores e capacita profissionais em São José e Nova Amoreira

Publicado em: 29/04/2019 17:08 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Rodrigo Carvalho / Gaby Campos

Enfermeiro Almir durante explicação do DEA em ação pratica de preparação na unidade de Nova Amoreira

Aparelhos para atendimentos de pessoas com paradas cardíacas já estão disponíveis nas unidades básicas dos dois distritos. Secretaria de saúde treinou cerca de 50 profissionais para usar os equipamentos em casos de emergência na cidade.

Nesta segunda-feira (29/04), servidores municipais da secretaria de saúde, das unidades básicas dos distritos de Nova Amoreira e São José, participaram de um treinamento específico para a utilização dos novos desfibriladores, adquiridos pela prefeitura municipal.

Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Saúde tiveram um momento para tirar todas as dúvidas quanto ao protocolo de utilização do DEA, que é a simplificação do nome comercial do equipamento, Desfibrilador Externo Automático.

“Podemos ter orgulho de dizer que Marilândia do Sul possui uma visão avançada de atendimento de pessoas com paradas cardíacas, aparelhos como esses foram utilizados na copa do mundo, por exemplo. Conheço cidades com mais de 40 mil habitantes que não têm nenhum, enquanto nosso município possui quatro.” Disse Almir Luciano, Enfermeiro responsável pela preparação dos servidores, durante treinamento em Nova Amoreira.

A unidade central de saúde e uma ambulância UTI móvel, já possuíam cada uma, um desfibrilador automático, que desde essa segunda, também fazem parte dos equipamentos disponíveis nas unidades básicas de São José e de Nova Amoreira, unidades que também estão recebendo investimentos de adequação e reformas.

As capacitações feitas em São José e Nova Amoreira foram para complementar a preparação que vem sendo realizada, com o objetivo de implantar o sistema padronizado de atendimento em emergências, já que recentemente aconteceram outras capacitações, que formaram mais de 50 servidores da secretaria de saúde, agora aptos a usar os desfibriladores.

Além dos aparelhos DEA, os distritos também receberam nesta segunda, outros equipamentos como esfigmomanômetros, que aferem pressão arterial e Oxímetros, para pulsação cardíaca. produtos mais modernos e resistentes, comprados em criteriosa licitação, realizada recentemente.