Temperatura

Autentique-se

Campanha de vacinação contra a gripe em Marilândia já imunizou 89% do público alvo


Publicado em: 23/05/2019 14:55 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Rodrigo Carvalho / Gaby Campos

 

Campanha de vacinação contra a gripe em Marilândia já imunizou 89% do público alvo

91% dos idosos já foram vacinados em todo o município.

Ação para proteger grupos de risco contra a principal doença de inverno termina no fim do mês de maio. Meta da Secretaria de Saúde é vacinar ao menos 95% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.


Faltando pouco mais de uma semana para o fim da campanha de vacinação contra a gripe, Marilândia se aproxima de atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é imunizar 3.308 pessoas dos grupos prioritários. Dados divulgados nesta quinta-feira pela Secretaria de Saúde mostram que o município já atingiu 89% do público alvo.

Fazem parte do público alvo crianças, trabalhadores de Saúde, gestantes, mães que tiveram filhos nos últimos 45 dias, idosos, professores e pessoas com doenças crônicas. Os registros da campanha mostram que o grupo de mães recentes foi o que mais procurou as salas de vacinação (140%), até mesmo acima da previsão para o município, enquanto as crianças estão na lista das menores procuras (86%).

A vacina combate os vírus H1N1; H3N2 e influenza B que são os tipos mais graves da gripe presentes no Brasil. Em Marilândia as doses estão sendo distribuídas em todas as UBS’s da cidade, inclusive nos distritos. Os postos de saúde do Conjunto Manoel Olegário de Proença, de São José e de Nova Amoreira continuam atendendo das 09:00 às 11:30 e das 13:00 às 16:30. Já a sala de vacinação da UBS central funciona de segunda à sexta, das 08:00 às 17:00.

“Para receber a dose é necessário levar a carteirinha de vacinação juntamente com o cartão do SUS. A meta está muito próxima de ser atingida, mas é necessário que toda a população se conscientize da importância dessa campanha, principalmente de não deixar para a última hora.” Acrescentou Maria Berçaline, Secretária de Saúde.