Cresce o número de Doadores de sangue em Marilândia do Sul

Publicado em: 22/12/2017 09:20 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Rodrigo Carvalho

Cresce o número de Doadores de sangue em Marilândia do Sul

Grupo de doadores de sangue é cada vez maior em Marilândia

Trabalho realizado pela Secretaria de Saúde tem ajudado o Hemonúcleo de Apucarana a manter o estoque do banco de sangue. Programa que terá mais uma ação na próxima semana, garante dezenas de doações todos os meses.

Existem várias maneiras de fazer o bem, de ajudar ao próximo sendo solidário. Uma das possibilidades é doar sangue, ação que pode ser definida como um grandioso gesto de amor.

É exatamente com esse pensamento que um programa, criado pela Secretaria de Saúde, vem se destacando na região. “O município de Marilândia do Sul faz um trabalho maravilhoso sobre doação de sangue. É um exemplo para outras cidades.” Afirmou Liana Lopes, Diretora do Hemonúcleo de Apucarana.

O trabalho começa desde a conscientização, feita em todos os bairros da cidade, passando também pelo recrutamento de novos doadores. Após a resposta positiva para a doação, a Prefeitura Municipal oferece transporte até a sede do Hemepar em Apucarana, onde o processo é realizado.

Alguns componentes do sangue possuem estruturas com prazo de validade de até 5 dias, por isso o estoque precisa ser constantemente renovado, assim, o programa realizado em Marilândia, também mantém contato com os doadores, para que possam continuar fazendo o bem.

O Prefeito Aquiles Takeda, que era Secretário de Saúde na época da implantação do Projeto, garante que esse serviço é fundamental para o atendimento de pacientes que passam por cirurgias, ou sofrem algum tipo de lesão por acidente, por exemplo. “Doar Sangue é um gesto de amor, é algo simples, que salva muitas vidas. Milhares de pessoas da nossa cidade, já precisaram alguma vez na vida de doação, e o banco de sangue foi nosso apoio. Precisamos continuar sempre dando suporte a esse trabalho importantíssimo.”

A responsável pela organização do projeto é a Enfermeira Daniela Izidoro da Silva, ela coordena o Grupo Atitude, que organiza todo esse processo que vem aumentando a cada dia o número de doadores em Marilândia do Sul.

Para encerrar o ano com mais uma bela ação, no próximo dia 28 (quinta-feira) a Secretaria de Saúde vai disponibilizar um ônibus para levar os doadores até o Hemonúcleo de Apucarana. Historicamente durante as últimas semanas do mês de dezembro e as primeiras de janeiro, o número de doações diminui de maneira considerável, justamente em um período em que são registrados vários acidentes de trânsito. “A doação de sangue nunca pode parar, porque são vidas necessitando de solidariedade.” Comentou Maria Dos Santos Berçalini, Secretária de Saúde de Marilândia do Sul.

Para mais informações sobre o trabalho da Secretaria de Saúde e do Grupo Atitude o telefone é o (43) 3428-1221.