Investimentos em Pontes ultrapassam 600 mil reais

Publicado em: 18/01/2018 16:06 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Rodrigo Carvalho

Investimentos em Pontes ultrapassam 600 mil reais

Ponte do Bairro dos Franco foi a primeira a ser concluída

Obras que começaram no segundo semestre do ano passado vão beneficiar moradores de diversos bairros da região rural.

Dificilmente o mês de janeiro de 2016 será esquecido pelos moradores de Marilândia do Sul, as fortes chuvas que castigaram a cidade deixaram várias marcas, um saldo de dezenas de famílias que ficaram desabrigadas e prejuízos ao patrimônio público registrados em vários pontos.

Algumas das estruturas mais danificadas, que estavam no caminho dos principais rios que cortam a cidade foram as Pontes do Jacutinga, Carquejo, Sutil, Bairro dos Franco e Piamirim, todas, localizadas em estradas rurais que ligam bairros importantes. Situação que prejudicou, não só a locomoção dos moradores, mas também, o escoamento das safras.

Durante todo o ano de 2017 o trabalho foi contra o tempo, para que as obras pudessem começar o quanto antes e logo no segundo semestre, as primeiras etapas do projeto de reconstrução das estruturas já havia começado.

Para o Prefeito Aquiles Takeda, os investimentos vão garantir mais comodidade para centenas de famílias. “Todos nós queremos ver nossos impostos bem investidos, mesmo em um evento causado pela força da natureza, é muito bom saber que a administração municipal pode contribuir na solução desses problemas que trouxeram muitos transtornos para os moradores.”

A primeira, das cinco pontes a ser concluída foi a do Bairro dos Franco, localizada sobre o Rio Faleiros. Com investimento de R$ 161.268,44 a obra já fez com que essa estrada voltasse a fazer parte do trajeto dos moradores e produtores rurais que dependem da estrutura.

Próximo ao bairro do Jacutinga, no rio que dá nome ao distrito, a construção também já foi concluída. No local que faz divisa com o município de Califórnia, o investimento foi de R$ 84.750,87.

Outro espaço, que já no ano passado começou a receber obras é a ponte sobre o Rio Água do Carquejo, onde já foram instaladas as tubulações. Por lá, as obras foram paralisadas durante o período de chuvas, mas devem ser retomadas em breve. O valor final da construção será de  R$ 161.547,80.

Ainda no primeiro semestre deste ano, outras duas importantes estruturas devem começar a ser construídas. As pontes sobre o Rio Piamirim, com custo total de R$ 84.621,87 e a ponte sobre o Rio Santa Cruz, na estrada do bairro Sutil, que custará R$ 148.979,34.

A expectativa da Secretaria de Obras é que estas construções que ainda restam, possam ser concluídas durante o primeiro semestre de 2018. O total investido em pontes, através de convênios com o Governo federal é de R$ 641.168,32.