Secretaria de saúde realiza ação para aumentar número de doadores de sangue

Publicado em: 17/04/2018 16:32 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Rodrigo Carvalho / Larissa Damasco

Secretaria de saúde realiza ação para aumentar número de doadores de sangue

Moradores de Marilândia estão ajudando e muito o banco de sangue que atende a região.

Na próxima quinta-feira (19/04) a administração vai disponibilizar transporte para levar os doadores até o Hemonúcleo de Apucarana. Ônibus sairá do centro de saúde de Marilândia pela manhã. Saiba como salvar vidas.

A demanda de sangue de todos os tipos nos hospitais é interminável, sempre existem pacientes necessitando de doação para continuar o tratamento. Além do número de doadores não ser suficiente, a maioria dos componentes sanguíneos tem prazo de validade de apenas alguns dias.

Com isso, conquistar mais doadores é um desafio para os setores de saúde. Em Marilândia não é diferente, a Secretaria municipal tem realizado algumas ações que visam o aumento do número de doadores da cidade.

Na próxima quinta-feira (19/04) outra mobilização vai acontecer para facilitar a inclusão de novos doadores no cadastro do Hemonúcleo de Apucarana. O ônibus que vai levar os interessados até a cidade alta, sairá da UBS central por volta das 8 horas da manhã.

Quem pode ser doador?

Qualquer pessoa desde que esteja em boas condições de saúde pode doar sangue, precisa ter idade entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 Kg, ter feito uma boa alimentação antes da doação e apresentar documento original com foto.

Quais as etapas de doação?

Primeiro é feito um cadastro de doador, após isso, os interessados passam por uma pré-triagem para verificação dos sinais vitais, como pressão arterial, temperatura, batimentos cardíacos, peso e teste de anemia. Também acontece uma triagem clínica, além de uma entrevista individual e sigilosa, onde serão avaliados os antecedentes e o estado atual de saúde. Após a doação de sangue, o doador passa por um procedimento de hidratação onde receberá alimentação adequada. Todos permanecem no mínimo 15 minutos no hemocentro, recomenda-se que o doador beba bastante líquido durante o dia.

Para mais informações sobre o trabalho da Secretaria de Saúde e do Grupo Atitude o telefone é o (43) 3428-1221.