Prazo para alistamento militar termina no dia 30 de junho

Publicado em: 18/06/2018 17:52 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação / Ministério da Defesa | Autor: Rodrigo Carvalho / Larissa Damasco

Prazo para alistamento militar termina no dia 30 de junho

Juramento da bandeira está previsto para o mês de setembro.

Atendimento da Junta de Serviço Militar em Marilândia do Sul funciona no prédio da Prefeitura municipal. Todos os jovens nascidos no ano de 2000 fazem parte do público que precisa realizar o processo.

Ao completar dezoito anos, existem diversas condições que se modificam na vida dos jovens. A maioridade proporciona oportunidades, mas também traz alguns deveres e muitas responsabilidades. Um dos exemplos clássicos, é o alistamento militar, que merece atenção, principalmente no mês de junho.

Seguindo o calendário elaborado para o ano de 2018, o prazo para que os jovens realizem o alistamento militar termina no próximo dia 30 deste mês. Data definida em todo território nacional, sem possibilidade de prorrogação do cronograma.

Em Marilândia do Sul, o atendimento da Junta de Serviço Militar é coordenado pela servidora Sílvia Vilarinho, que representa o 30º batalhão de Infantaria Mecanizado de Apucarana. A principal recomendação dos responsáveis pelo serviço é sobre a importância de concluir o chamado dentro do período previsto.

“Acompanhar o prazo em todos os setores é importante, ainda mais no serviço militar, já que o documento que comprova a realização do processo é indispensável em várias etapas de vida. O não cumprimento dessa regra pode trazer vários transtornos.” Comentou Silvia Vilarinho.

O cidadão quando não se alista dentro do prazo deve pagar uma multa para regularizar sua situação militar, ou, caso não o faça, estará impedido de acessar determinados serviços públicos, como obter a carteira profissional para ingresso como funcionário, empregado ou associado em instituição regular, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino, obter passaporte, ou renová-lo, e inscrever-se em concurso para cargo público ou assumir função pública.

Mesmo para quem não pretende ingressar em uma Organização Militar da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica, ainda sim é preciso realizar o alistamento dentro da data estipulada pelo ministério da defesa.

A Junta de Serviço Militar funciona no prédio anexo à Prefeitura de Marilândia do Sul, acompanhando o horário de funcionamento do órgão. De segunda à sexta-feira, das 8 às 11:30 e das 13 às 17 horas. Para mais informações o telefone é o (43) 3428-1122.