Prefeitura e EMATER realizam trabalho para recuperação de nascentes

Publicado em: 28/06/2018 16:34 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Rodrigo Carvalho / Larissa Damasco

Prefeitura e EMATER realizam trabalho para recuperação de nascentes

Equipe durante trabalho na propriedade do agricultor Reginaldo Ferreira.

Projeto que está sendo realizado através de parceria entre as duas instituições oferece treinamento e visita técnica nas propriedades rurais.

A proteção de nascentes é um dos temas ambientais mais discutidos da atualidade, criar formas de defender a natureza são medidas importantíssimas para proteger a vida no planeta. Dentro desse tema global, cuidar da água é prioridade.

A Prefeitura Municipal de Marilândia do Sul, em parceria com a EMATER (Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) está realizando um trabalho que visa a recuperação e proteção de nascentes nas regiões agrícolas do município.

“Nós estamos realizando esse trabalho de orientação para os produtores rurais, são ações que fazem toda a diferença na preservação das nascentes, das minas d’água. A intenção é manter o projeto de forma constante.” Afirmou Laudemir Peres, Secretário de Desenvolvimento Econômico.

A recuperação é feita pela proteção da fonte à base de Solo-cimento, que ajuda a isolar o ponto de captação da água, evitando que ela seja poluída com lixos e agrotóxicos, dejetos humanos e entrada de animais no ponto de captação e conservação do solo.

Além de proteger as nascentes de rios e córregos, o trabalho também é importante para melhorar o fornecimento de água em quantidade e qualidade ideal para as famílias dos produtores rurais do município.

Uma das ações que aconteceram em junho, foi realizada na região do carquejo, em algumas minas que fazem parte da propriedade do agricultor Reginaldo Ferreira.