Prefeitura de Marilândia solicita autorização para recuperar estrada da fazenda espigão

Publicado em: 28/03/2019 17:10 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Rodrigo Carvalho

Estrada que liga o Castelo Eldorado a Guaravera pertence ao município de Londrina.

Trecho entre o Castelo Eldorado e Guaravera pertence ao município de Londrina e por esse motivo, máquinas da Secretaria de Obras de Marilândia não podem executar o serviço no local. Trabalhos dependem de um termo de parceria.

O Prefeito Aquiles Takeda e servidores públicos de Marilândia do Sul vêm trabalhando durante os últimos meses para tentar resolver um problema antigo, que não depende exclusivamente dos esforços da gestão municipal. Se trata da manutenção da chamada estrada da fazenda Espigão.

Neste mês, o Vereador de Londrina, Vilson Bittencourt esteve no gabinete para participar de uma reunião com o Prefeito e os secretários Aristides Bueno Junior, de Administração e Planejamento, Mauro Domingues, de Obras e Laudemir Peres, de Desenvolvimento Econômico, além do Vice-prefeito Walmir Peres.  Durante o encontro, foi apresentado o pedido para que a resposta de Londrina com relação à formação da parceria seja agilizada.

Segundo mapa do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG), essa ligação entre o Castelo Eldorado e o Distrito de Guaravera faz parte do território de Londrina, porém, por conta da proximidade, muitos moradores da região acreditavam que a responsabilidade pela manutenção seria do município de Marilândia.

Nos últimos meses, as condições da estrada estão trazendo muitos transtornos aos moradores. Recentemente até um vídeo gravado no local foi divulgado nas redes sociais e causou muita repercussão. De maneira equivocada, a Prefeitura de Marilândia recebeu a cobrança por um serviço que não pode fazer, sendo inclusive um crime de responsabilidade.

Desde o ano passado foram feitos contatos na expectativa de se criar uma parceria para que, dentro da lei, a Prefeitura de Marilândia do Sul pudesse realizar as melhorias necessárias. Foi solicitada a aprovação de um termo, com aprovação das Câmaras de Vereadores das duas cidades, para que a situação seja resolvida.

“Não podemos fazer qualquer tipo de trabalho no local sem que haja uma formalização do acordo de parceria. Estamos dispostos a melhorar as condições da estrada, mas precisamos aguardar uma resposta que deve vir de Londrina.” Afirmou o Prefeito, Aquiles Takeda.