Primeira etapa do projeto de construção de calçadas ecológicas e arborização atinge 90%

Publicado em: 08/05/2019 14:08 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Rodrigo Carvalho / Gaby Campos

Processo de arborização em andamento.

Empresa responsável pela obra está bem próxima de concluir a padronização de calçadas de paver do primeiro lote e também o plantio das espécies que fazem parte plano de arborização municipal.

As ruas Santiago Lopes José, Padre Josefinos, XV de Novembro, Silvio Beligni e Avenida dos Missionários, que fazem parte da primeira etapa do moderno projeto de padronização de calçadas e arborização, já apresentam estruturas bem diferentes do que era visto há alguns meses. Neste início de mês, estão sendo concluídos os trabalhos para a entrega do projeto.

Uma das ações que fazem parte desta etapa do cronograma, é o plantio de árvores. São espécies escolhidas pela população, onde os moradores, pela primeira vez puderam decidir quais tipos de plantas cresceriam nas calçadas do município.

Começou neste mês de maio a distribuição das árvores na área central da cidade, onde também as calçadas ecológicas estão sendo construídas. No total estão sendo plantadas 75 Oitis e 75 Quaresmeiras, número que também inclui o processo realizado na Avenida Ponta Grossa, onde quase um quilômetro de via foi transformada com investimento municipal.

As espécies foram escolhidas pela população no ano passado através de uma enquete realizada pela prefeitura municipal, foram disponibilizados para votação, diversos tipos de árvores. Após milhares de votos, as espécies que estão sendo plantadas Oiti e a Quaresmeira, apareceram entre as principais escolhas.

“A expectativa é de que o município continue nesse pensamento para que todos os bairros da cidade sejam beneficiados, de forma gradativa, primeiro plantando em áreas onde não existem árvores adequadas e depois, substituindo as demais, melhorando tanto a qualidade de vida dos moradores quanto a beleza de nossas ruas.” Explicou o Secretário de Administração e Planejamento, Aristides Bueno Junior.

Outros bairros também já receberam etapas do processo de arborização, Morada do Sol e Manoel Olegário de Proença, tiveram investimentos em recape asfáltico, calçamento e também já contam com árvores em processo de formação.