Vigilância sanitária alerta para o risco de intoxicação por produtos químicos em crianças

Publicado em: 22/03/2022 15:11 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Gabrielly Campos

Na última semana uma criança foi atendida na Unidade Central de Saúde com intoxicação exógena em decorrência da ingestão de “QBOA”. A criança encontra-se bem.

As intoxicações exógenas são causadas pelo contato com substâncias químicas que prejudicam o organismo das pessoas, podendo provocar danos graves e até a morte.

Na ultima semana a Secretaria de Saúde de Marilândia do Sul registrou um caso de intoxicação exógena. Uma criança de um ano e quatro meses ingeriu água sanitária em sua casa. A criança foi levada até a UBS central e encontra-se bem.

“Devido ao episódio da semana passada resolvemos fazer um alerta para todos que têm crianças em casa, medidas simples podem salvar a vida dos pequenos. Para as crianças os produtos de limpeza são atrativos, por isso, é importante mantê-los longe do alcance deles” orientou a agente sanitária Leila Althaus.

As intoxicações agudas na infância ocorrem mais frequentemente do que se imagina. A ingestão de medicamentos, pesticidas e produtos limpeza doméstica por crianças é um evento bastante comum em unidades de emergência, por isso todo cuidado é pouco quando estamos falando dos pequeninos.

Medidas simples como armazenar corretamente as embalagens, separar e fechar armários com medicamentos, produtos de limpeza, pesticidas, agrotóxicos, não deixar abandonadas embalagens destampadas, vazias ou frascos com resto de produtos, pode evitar esse tipo de acidente.

Os produtos químicos não são os únicos vilões das intoxicações. Existem muitas plantas que, caso sejam ingeridas pelas crianças, também podem ser prejudiciais, por isso, é sempre bom a atenção dos pais e responsáveis.   Crianças sempre devem ser supervisionadas por adultos e nunca devem ficar desacompanhadas. FIQUEM DE OLHOS BEM ABERTOS!!!

• Acesso à Informação
  • Gabinete do Prefeito
  • Secretarias
  • Legislação