Castramóvel está de volta em Marilândia do Sul

Publicado em: 09/09/2022 15:06 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Gabrielly Campos

As inscrições para o castramóvel de 2022 abrem na próxima segunda-feira (12) com vagas limitadas. O cadastro deve ser feito na Prefeitura Municipal na sala da nota do produtor, e o tutor do animal deve preencher alguns requisitos.

O castramóvel de 2021 foi um sucesso no município no controle de natalidade de cães e gatos, por isso, em 2022 a Prefeitura Municipal resolveu trazer o veículo de castração novamente. O cadastro deve ser feito no prédio da Prefeitura Municipal na sala da nota do produtor.

As vagas são limitadas e para receber o benefício da castração do pet, o tutor deve ter o Cadastro único ou ser aposentado com até 2 salários mínimos. O castramóvel castrou em 2021 mais de 90 animais incluindo cães e gatos, e em 2022 a expectativa que 100 animais sejam castrados.

O veterinário Silvio Carvalho fala sobre os benefícios da castração a curto e longo prazo: “Com o castramóvel no ano passado evitamos o aumento no número de animais de rua que são um problema. Nós temos um projeto chamado “Nossos Cães” onde a Prefeitura custeia a castração de cachorros de rua, através dele 75 cães já foram castrados, e o mais legal é que 70% desses cachorros foram adotados pela família que cuidou deles no pós cirúrgico”.

A castração controla o abandono de animais, já que diminui a quantidade de ninhadas indesejadas jogadas nas ruas após nascerem. Ou seja, castrar é uma medida emergencial das mais importantes para o controle populacional de animais de rua, além disso previne diversas doenças nos pets. Já é a segunda vez que a prefeitura realiza a castração gratuita e os resultados do ano passado já são vistos nesse ano.

“A nossa vontade era fazer a castração de todos os animais que necessitam, mas nossa estrutura comporta um número limitado. Mas com essa medida já melhoramos bastante o controle de pets em situação de rua, ou que passam por necessidades em nosso município por isso trouxemos esse ano novamente para atender ainda mais animais”. Explicou a Diretora de Projetos Kelly Zanlorenzi.