Temperatura

Autentique-se

Setembro Amarelo: O mês está acabando, mas os cuidados com a saúde mental devem continuar


Publicado em: 29/09/2022 13:10 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Gabrielly Campos

 

Saiba quais serviços o município oferece, como buscar ajuda ou auxiliar alguém. Quais cuidados podem ser adotados para melhorar a qualidade da saúde mental.

 

Você sabe onde procurar ajuda quando o assunto é saúde mental? Se não sabe aqui vamos te mostrar os serviços que o município oferece para quem precisa. A saúde mental ainda é tratada como um tabu pela sociedade, e cada vez mais pessoas sofrem com problemas de ansiedade e depressão, mas é necessário lembrar essas são doenças sérias que precisam de tratamento.

A primeira maneira de procurar ajuda é através da UBS central, passando por uma consulta onde o médico vai lhe encaminhar para o melhor tratamento. O CAPS também oferece tratamento psicológico e psiquiátrico para as pessoas do município, é necessário passar por uma triagem onde você será encaminhado para o melhor tratamento.

“O nosso trabalho no CAPS está de portas abertas, qualquer pessoa, de qualquer idade pode estar nos procurando, mas existe algumas situações de risco, que as pessoas devem ficar mais atentos: Sentir-se triste durante a maior parte do dia, perder o interesse em atividades cotidianas, perder ou ganhar peso, dormir demais ou de menos, sentir-se inútil, culpado e sem esperança, ter pensamentos de morte e suicídio” explicou a psicóloga do CAPS Alessandra Harumi Miura.

A psicóloga também salientou a importância do tratamento com um especialista “A pessoa que pensa em suicídio está passando por uma situação em que há uma alteração na sua percepção da realidade. O tratamento eficaz da doença mental é o pilar mais importante da prevenção do suicídio, após o tratamento muitas vezes o desejo do suicídio desaparece.”

Muitas pessoas têm dúvida de como ajudar alguém que está com a saúde mental comprometida. Ouça atentamente a pessoa com calma, mostre empatia com os sentimentos dela, demonstre que você se preocupa e que está ali para dar apoio. Seja afetuoso, explore outras saídas além do suicídio, se ofereça para ir junto ao psicólogo, psiquiatra, Caps, ganhe tempo, remova os meios se for possível, conte a outros, consiga ajuda e se o risco for grande fique com a pessoa.