Prefeitura garante avanço de plano de carreira aos funcionários

Publicado em: 06/02/2018 19:20 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Rodrigo Carvalho

Com decreto criado pelo Prefeito Aquiles Takeda no início 2018, avaliação dos anos de 2013, 2014 e 2015 pôde ser validada, com isso, servidores públicos municipais passam a receber o reajuste salarial.

O Prefeito Aquiles Takeda assinou no início deste ano, o decreto 005/2018, que garante a validade da avaliação funcional do quadro de servidores da Prefeitura Municipal de Marilândia do Sul. É essa avaliação que possibilita aos ocupantes de cada cargo, contratado pelo regime estatutário, o direito de passar por uma comissão avaliativa que pode fazer com que o funcionário suba degraus no cronograma de plano de carreira.

A apresentação do decreto contou com a presença de membros do sindicato que representa os funcionários. As elevações salariais vão impactar na folha de pagamento da administração, com um investimento anual de aproximadamente 300 mil reais, calculando os vencimentos, décimo terceiro salário e férias.

O Sindicato dos Funcionários públicos teve papel importantíssimo no processo de negociação com a administração, durante vários encontros os membros puderam expor para o Prefeito as necessidades dos servidores, que agora foram atendidas com a criação do novo decreto.

"Nós do Sindicato dos servidores públicos municipais de Apucarana, Marilândia do sul e Rio Bom, sempre primamos pelo diálogo. O tempo de guerra entre os membros do Sindicato e os Gestores Públicos terminou, nossa intenção é encontrar o ponto de equilíbrio entre os direitos dos servidores e as necessidades da gestão." Comentou André Joaquina, Presidente do SINDSPA.

“Tudo que estiver ao nosso alcance para fazer com que os servidores municipais se mantenham motivados para exercer a função da melhor forma, vamos continuar fazendo. É um compromisso com os funcionários públicos que se dedicam a oferecer os serviços, tão importantes para a nossa população. É claro, que não podemos esquecer da responsabilidade que é necessária na administração, onde cada centavo deve ser investido com o máximo estudo e planejamento.” Comentou Takeda.

A cada três anos, os servidores públicos do regime estatutário da Prefeitura de Marilândia do Sul, passam por uma avaliação que possibilita o avanço no chamado plano de carreira. É um direito garantido em lei, que começou a valer desde o ano de 2006, com a criação da lei 040. Essa oportunidade de avanço, existe para que os servidores possam se desenvolver na função pública que exercem, contando com a chance de um crescimento gradativo da remuneração.

Para que esse desenvolvimento da função aconteça, todos os servidores devem passar por uma avaliação de desempenho, que conta com vários itens avaliativos, tais como, responsabilidade com o patrimônio público, interesse e cooperação no trabalho, relacionamento humano no trabalho, iniciativa e criatividade, auto desenvolvimento, ética profissional, além de quantidade e qualidade no trabalho.

A maior parte dos funcionários da Prefeitura deve passar por uma nova avaliação entre o final deste ano e o início de 2019, onde o período avaliado vai de janeiro de 2016 até dezembro de 2018.