Emanuelly Victoria de Freitas da Silva escreveu sobre a importância de não pular etapas na infância.
Projeto cultural com os alunos do 5° ano, realizado durante o mês de
maio, mostrou a força da educação em debater questões importantes do cotidiano
com os alunos. Resultado agradou equipe pedagógica.
No início do mês, a diretora da Escola
Municipal Ângelo Muller Filho, Heliani Gabriel, propôs um projeto cultural com
estudantes do 5° ano. O tema trazia a discussão sobre os problemas que podem
ocorrer quando crianças pulam etapas e se envolvem em relacionamentos precoces.
Depois de um momento de debate
sobre o assunto, em que algumas situações reais foram apresentadas, foi a vez
da capacidade de redação ser testada. Cada aluna teve a oportunidade de pensar
mais a respeito e expressar opinião de maneira escrita.
Os trabalhos foram entregues e
avaliados de forma individual pela equipe pedagógica. Após muita atenção aos
textos, um em especial, ganhou destaque, foi o da aluna Emanuelly Victoria de
Freitas da Silva.
“Tivemos um resultado incrível,
sabemos que é uma fase complicada, que oferece riscos. Além de desenvolver a
dissertação, que é um conteúdo importante, também conseguimos abordar um tema
delicado, relacionamentos precoces. A qualidade de todos os textos chamou nossa
atenção, mas temos que destacar o que foi feito pela Emanuelly.” Comentou Heliane
Gabriel, Diretora da escola.
Um dos trechos do texto dizia:
- A infância é uma fase que não
deve ser interrompida ou acelerada, criança tem que brincar e fazer coisas
apropriadas para esta etapa de sua existência.
A Professora Marta Franzin,
avaliou de forma positiva o projeto e a evolução dos alunos na discussão de
temas importantes. “Percebemos que cada um dos alunos possui um talento,
Emanuelly se destacou pela produção de texto, temos outras propostas pensadas
para que todos possam se desenvolver como estudantes e principalmente, como
cidadãos, afinal, esse é o papel da Educação.”