Administração decide consultar moradores para escolher espécies de árvores para a cidade

Publicado em: 13/07/2018 16:59 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Rodrigo Carvalho / Larissa Damasco

Enquete para a escolha das espécies de árvores que serão plantadas na cidade já está disponível.

Prefeitura inicia novo projeto de arborização que será executado ao longo dos próximos anos. Enquete foi aberta na internet para que moradores possam ajudar a escolher as árvores que serão plantadas na área urbana.

O setor de engenharia e urbanismo da Prefeitura de Marilândia do Sul iniciou o projeto de arborização, que deve, ao longo dos próximos anos, transformar a paisagem urbana do município.

As espécies que danificam as calçadas e não são mais permitidas pela Copel, por causarem problemas na rede elétrica, serão substituídas por novas plantas. O objetivo é realizar uma substituição gradativa durante os próximos anos.

Para garantir a participação da comunidade nessa escolha, a administração decidiu realizar uma enquete online que vai mostrar as opções que mais agradam os moradores. A consulta pública está disponível através do link https://goo.gl/forms/hcROl0vKKvTkoasK2 até às 23:59 do dia 25 de julho.

Conheça as opções:

Oiti

A oiti é espécie de árvore frutífera, nativa do Brasil, muito utilizada na arborização urbana, pode chegar a 12 metros de altura. As flores são pequenas e brancas, sua fase frutífera geralmente ocorre entre os meses de janeiro e março, frutos são amarelos e comestíveis.

Quaresmeira

A espécie de árvore Quaresmeira é uma árvore de porte médio que atinge no máximo 12 metros de altura. Produz flores em tons roxos  duas vezes ao ano, no outono e inverno.

Canelinha

A Nectandra megapotamica, conhecida pelo nome popular de canelinha, é uma espécie de árvore utilizada na arborização urbana devido ao seu formato arredondado. A sua floração ocorre entre os meses de abril a outubro, com flores nas cores, creme, branco-amarelada e amarela.

Resedá

A resedá é uma arvore de porte pequeno que chega a uma altura de até 6 metros, muito utilizada no plantio em calçadas, não possui raízes agressivas. As flores são nas cores branca, rosa e púrpura, sua floração ocorre no outono.

Plátano

A espécie plátano é uma árvore de grande porte e pode atingir até 40 metros de altura. Origina-se da Espanha, Europa e Inglaterra, sua floração ocorre em abril, suas folhas encantam com formato pontiagudo e a coloração que muda de cor durante as estações do ano.

Saboneteira

A Sapindus saponária, conhecida como saboneteira, por possuir frutos que contem a saponinas que são utilizados na fabricação de sabão, é uma arvore de pequeno porte chega a uma altura de até 12 metros, muito utilizada no paisagismo urbano. A sua floração ocorre entre meses de abril a junho e a frutificação de setembro a outubro.

Ipê Amarelo

O ipê amarelo é uma espécie arbórea muito conhecida no Brasil, suas folhas caem no inverno e são substituídas por flores amarelas logo no início da primavera. A árvore pode chegar a uma altura de 4 a 10 metros.

Pau Ferro

A espécie de árvore pau ferro, possui sua copa arredondada e ampla, seu porte pode atingir de 20 a 30 metros de altura. Suas folhas tem a coloração verde-escura, as flores são pequenas e amarelas, aparecem no verão e outono.

Jacarandá

O jacarandá é uma espécie de árvore que possuem grandes flores perfumadas, nas cores azul ou arroxeada que duram toda a primavera e início do verão. A espécie possui porte médio e pode chegar a altura acima de 12 metros.

Canafistula

A canafistula é uma árvore de grande porte e pode chegar a uma altura de 15 a 40 metros. A floração inicia durante o verão com espigas na cor dourada que se abrem com flores amarelas, suas folhas caem durante o outono.

Tipuana

A tipuana é uma espécie de árvore de porte médio, com altura de 8 a 12 metros mas pode chegar até 30 metros. Sua copa possui muitas folhas que proporciona uma ótima sombra. As flores são na cor amarela, que surgem durante a primavera e verão. É muito utilizada na arborização urbana das grandes cidades.