Secretaria de educação prioriza ações para capacitação de professores

Publicado em: 19/07/2018 16:34 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Rodrigo Carvalho / Larissa Damasco

Secretaria de educação prioriza ações para capacitação de professores

Encontros de capacitação estão sendo frequentes entre os professores do município.

Semana que antecedeu período de férias teve encerramento do curso de qualificação dos educadores, enquanto entre os dias 23 e 24, haverá o encontro pedagógico para definir os caminhos do segundo semestre.

A constante evolução dos profissionais, durante todos os momentos da carreira, é um desafio que envolve diversas ações, uma delas é a capacitação, onde o aprendizado contínuo, se torna uma das mais importantes ferramentas. É justamente com esse pensamento que seguem os esforços da Secretaria de Educação de Marilândia do Sul.

“O mundo muda de forma constante e a educação sempre precisa acompanhar essa evolução. Por isso temos um compromisso com a qualificação contínua, que é tão importante para todo os profissionais envolvidos no processo, como professores, coordenadores, diretores e técnicos.” Completou a Secretária, Ionice Pereira.

Na semana passada aconteceu o encerramento do curso de capacitação dos professores da rede municipal de ensino e da educação infantil. Educadores das escolas, CMEI Paraíso, Escola Infantil de Nova amoreira e Centro Municipal Infantil Tiago de Faria Zanlorenzi, participaram de mais uma ação de qualificação profissional.

Somente nesse projeto, foram sete encontros, abordando temas como alfabetização e letramento, literatura e contação de história, ludicidade e psicomotricidade, consciência fonológica, inclusão, Adaptação curricular e vivencia e aprendizagem poética.

A perspectiva criada, através de trabalhos como esse, é a de motivar iniciativas de todo o grupo de educadores, para o desenvolvimento de novas formas e ferramentas de ensino, que possam ser inseridas no processo de aprendizagem.

A última etapa foi aplicada pela coordenadora pedagógica da educação infantil, Angelita Sasso, com o tema “Vivência e aprendizagem poética”. Os professores acompanharam abordagens relacionadas à obra do Artista e Pintor, Vincent Van Gogh e de uma das grandes escritoras da literatura brasileira, Cecília Meireles.

“Não dizemos que o encontro foi o final, mas o início de um ciclo, já que o grande desafio é fazer com que as capacitações possam proporcionar uma visível diferença no aprendizado de cada um dos nossos alunos, e esse é um desafio constante.” Comentou a coordenadora da Secretaria de Educação, Angelita Sasso.

Na próxima semana, entre os dias 23 e 24, novamente todos os profissionais estarão reunidos para outro momento de preparação, desta vez com o foco voltado para o projeto educacional do segundo semestre. As aulas em toda a rede municipal de ensino retornam no próximo dia 25/07 (quarta-feira).