Prefeitura avança nos serviços de limpeza urbana

Publicado em: 01/08/2018 18:03 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Rodrigo Carvalho / Larissa Damasco

Prefeitura avança nos serviços de limpeza urbana

Empresa faz a retirada de material que foi recolhido de dentro do quintal por morador.

Administração investe no recolhimento de folhas e galhos que são retirados pelos moradores de dentro dos quintais, enquanto servidores municipais intensificam trabalho nas ruas.

Uma das principais características do inverno é a forma como as folhas se desprendem das árvores para criar um verdadeiro espetáculo na paisagem. É algo característico e importante, que faz parte do ciclo de todas as plantas, mas ao mesmo tempo, deixa suas marcas.

Uma delas é a quantidade de folhas que enchem as ruas e os quintais. Pensando em contribuir com a limpeza no município, a Prefeitura de Marilândia do Sul, criou alguns mecanismos para manter os espaços públicos da cidade limpos e também ajudar os moradores nesse processo.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente já executa ações como “O dia das folhas”, um trabalho piloto, feito para que os moradores possam limpar os quintais e uma vez por semana, acompanharem os resíduos orgânicos sendo recolhidos pela administração, através de uma empresa contratada.

“É uma ideia que já atinge aproximadamente 50% da cidade. O papel dos moradores é recolher as folhas e galhos dos terrenos, colocando em sacos, para que a administração possa dar a destinação correta.” Comentou Laudemir Peres, responsável setor de meio ambiente.

A empresa responsável pelo serviço, faz o trabalho de recolhimento dos materiais todas às sextas-feiras, no período da tarde. No momento, esse trabalho de remoção das folhas ensacadas, acontece na região central, mas a ideia é ampliar em breve o serviço para todo o município.

Outro serviço realizado pela empresa é a poda das espécies que estão na calçada e oferecem algum risco para a rede elétrica, de água, calçadas ou com possibilidade de queda. São Árvores, que já começam a ser substituídas dentro do novo projeto de arborização municipal.

Nas ruas, encontramos mais uma ação de limpeza que tem sido destaque. Servidoras do município trabalham diariamente, seis vezes por semana, para garantir a limpeza dos principais espaços públicos e ruas de maior circulação.

“Estamos trabalhando para que a cidade fique mais bonita em cada bairro, em cada estrada, em cada rua, ou casa. Limpeza diária, feita por funcionárias públicas, apoio na retirada e destinação correta de materiais orgânicos são importantes ações para garantir a qualidade de vida em nossa cidade.” Afirmou Aristides Bueno Junior, Secretário de Administração e Planejamento.