Eleição para escolha de diretores acontece nesta quarta-feira

Publicado em: 03/12/2018 15:43 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Rodrigo Carvalho

Eleição para escolha de diretores acontece nesta quarta-feira

Escolas terão novos diretores escolhidos através de votação.

Pela primeira vez no município, Secretaria de Educação definirá os gestores das escolas municipais através de eleição direta. Pleito contará com a participação de pais, professores e funcionários.

A semana já é tratada entre integrantes da comunidade escolar, como um momento histórico para a educação em Marilândia do Sul. De maneira inédita os diretores das escolas municipais serão definidos através de eleições diretas, ou seja, pelos votos de pais, professores e funcionários da rede de ensino.

Cada membro apto a votar, deverá ir até a unidade de ensino em que trabalha, ou em que o filho estuda, para registrar a preferência na eleição. Não é possível transferir o voto para outra pessoa, ou votar mais do que uma vez.

A votação vai acontecer nesta quarta-feira (05/12), durante todo o dia, nas próprias dependências das escolas municipais. Os votos poderão ser registrados em três períodos. Das 08 às 12 horas, das 13 ás 17 hs e das 19 às 21hs.

Consulta acontece nas seguintes instituições: Escola Municipal Ângelo Müller Filho, Escola Municipal Marcionillo Tibúrcio, Escola Municipal Nova Amoreira, Centro Municipal De Educação Infantil Tiago de Faria Zanlorenzi e Centro Municipal De Educação Infantil Paraíso.

“É uma maneira de pensar também a nossa educação de forma democrática, onde a comunidade tem participação importante em todas as fases do processo, começando pela escolha dos gestores da escola.” Comentou a Secretária de Educação, Ionice Pereira.

Os votos serão diretos e secretos, facultativos para os pais e obrigatórios para professores e funcionários do quadro da escola. Uma informação importante, é que pela lei 372/2018, que oficializa essa forma de escolha no município, não haverá diferença no peso dos votos.

O resultado deverá ser anunciado em poucas horas e o mandato dos diretores será de dois anos, a partir de janeiro de 2019, sendo que após o primeiro ano de trabalho, os eleitos deverão apresentar um relatório, com plano de ação e prestação de contas da escola.

Para mais informações sobre o processo de votação, ou qualquer outro tipo de dúvida, os interessados devem procurar uma das unidades de ensino do município, ou mesmo a própria Secretaria de Educação.