Secretaria de Saúde intensifica ações de combate à dengue

Publicado em: 06/02/2019 11:04 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Rodrigo Carvalho / Gabrielly Campos

Secretaria de Saúde intensifica ações de combate à dengue

Servidor se fantasiou de mosquito para chamar a atenção dos moradores.

Testes feitos recentemente pelo setor de endemias mostram que em alguns bairros da cidade, nível de infestação está até 6 vezes acima do aceitável.

Mais do que uma campanha anual, o momento em Marilândia é de alerta com o risco de uma epidemia de dengue. Segundo a 16ª Regional de Saúde, o município apresenta o maior índice de infestação no LIRA (Levantamento Rápido De Índices Para Aedes Aegypti).

Após o recolhimento de amostras, resultados mostraram um índice de 6,1% de infestação, bem acima de 1%, que é considerado aceitável pelos órgãos estaduais e federais. Próximo levantamento, será feito ainda na primeira quinzena de fevereiro.

“Contamos com o trabalho da população para que a nossa cidade fique longe de uma epidemia. 10 minutos de atenção diária nos quintais são suficientes para eliminar o problema.” Comentou a Secretária de Saúde de Marilândia do Sul, Maria Berçaline.

Para chamar a atenção da comunidade a Prefeitura tem feito diversas ações, como a que aconteceu na semana passada, uma carreata, que contou até com a participação de um servidor, fantasiado de Aedes Aegypti.

“O objetivo é mesmo o de chamar a atenção de todos para esse o combate à dengue. Acreditamos que nas próximas semanas os levantamentos vão apresentar resultados menores de infestação, mas para que isso aconteça, o apoio de toda a comunidade é fundamental.” Afirmou o Diretor de Endemias da Secretaria de Saúde, William Barbosa.