Marilândia se une pela conscientização do autismo

Publicado em: 02/04/2019 16:30 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Rodrigo Carvalho / Gaby Campos

Marilândia se une pela conscientização do autismo

Cidade ficou azul nesta terça-feira.

Dia 02 de abril foi marcado por ações realizadas em várias regiões da cidade. Alunos das escolas municipais participaram de passeatas, que fazem parte da programação elaborada para toda a semana.

O segundo dia do mês de abril é conhecido mundialmente como uma data especial contra o preconceito. Como não poderia ser diferente, em Marilândia do Sul a cor azul se tornou predominante e o assunto mais comentado nas ruas, escolas, no comércio e repartições públicas foi a importância da conscientização do autismo.

Quem passou pelas ruas da cidade nesta terça-feira (02/04), deve ter percebido movimentações diferentes. Eram alunos, professores, funcionários públicos, profissionais liberais, e membro de algumas empresas que se juntaram aos pais e autistas da cidade para chamar a atenção de da comunidade para o tema.

As atividades da semana da conscientização do autismo em Marilândia do Sul começaram na última sexta-feira (29/03), com a solenidade de abertura, realizada na feira da lua, ao lado da nova praça da rodoviária. Nesta semana o cronograma segue com mais ações, como palestras e passeatas.

Caminhadas azuis foram realizadas no centro da cidade, Vila Paraíso, Três Conjuntos, Nova Amoreira e em São José. Funcionários da Prefeitura municipal também se vestiram de azul e registraram o momento para apoiar a causa.

“A busca pela igualdade, pelo fim do preconceito precisa acontecer todos os dias, mas em uma data como essa, podemos atingir muitas pessoas, que talvez ainda não sabiam que o autismo precisa ser compreendido.” Comentou o Secretário de Administração e Planejamento, Aristides Bueno Junior.

A semana de conscientização do autismo é uma ação organizada pelas Secretarias de Educação e Cultura, de Saúde, Assistência Social, além do CAPS, CREAS, CRAS, Colégios Tancredo Neves e Ângelo Casagrande, contando também com o apoio da APAE de Marilândia do Sul.

“Preparamos esse momento para ampliar o debate sobre o autismo em nosso município. Atualmente, temos vários alunos matriculados em nossas escolas, que possuem esse transtorno e conseguimos acompanhar o desenvolvimento deles, através do suporte educacional e principalmente da conscientização dos outros estudantes e pais.” Disse Ionice Pereira, Secretária de Educação de Marilândia do Sul.

O Autismo afeta a comunicação, relações interpessoais e o comportamento. Pesquisas mostram que existe um caso de autismo a cada 110 pessoas. No Brasil a estimativa chega a 2 milhões de possíveis diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista. A cor azul representa a causa, por conta do grande número de meninos diagnosticados.