Novidade no planejamento pedagógico da Educação Municipal começa a ser implantada

Publicado em: 01/10/2019 14:11 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Rodrigo Carvalho / Gabrielly Campos

Professores recebem capacitação.

Marilândia do Sul inicia primeira etapa de capacitação de educadores com suporte direto da Secretaria Estadual de Educação. Professores do ensino fundamental participaram de encontro, que vai acontecer na semana que vem com servidores da educação infantil.

Depois de fazer parte de um congresso estadual em Foz do Iguaçu, a servidora Joelma Marques, Coordenadora da Secretaria de Educação de Marilândia, trouxe algumas novidades para o projeto pedagógico das escolas municipais, que já foram repassadas para todos os educadores do município em curso de capacitação.

São estratégias criadas pelo Governo Estadual através do programa Educa Juntos, que ampliou o suporte técnico e pedagógico oferecido aos municípios com foco na melhoria da aprendizagem e alfabetização dos estudantes paranaenses, uma aproximação entre estado e município, visando a qualificação da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

“Uma boa proposta curricular é muito importante, para melhorar a qualidade do ensino e capacitar os professores é fundamental, pois são eles que vão preparar e executar as aulas. O Governo criou a Prova Paraná e está promovendo outras ações para a padronização do ensino no estado, estamos seguindo os passos do desenvolvimento da educação, esse é o caminho.”. Explicou Joelma Marques pedagoga responsável pela formação de professores.

Os Educadores das escolas Municipais receberam o treinamento nos dias 25 e 30 de setembro, com 8 horas de curso, professores também realizaram debates para apresentar sugestões locais ao programa que segue em implantação estadual. Antes, esse planejamento não era tão afinado entre escolas municipais e Governo Estadual.

Nesta terça-feira (01/10), outra educadora da cidade, Angelita Sasso, também participará de encontro estadual, sendo que neste caso, para a formação de uma proposta para a educação infantil, enquanto a primeira etapa foi mais focada aos anos iniciais da educação básica, ou seja, do 1º ao 5° ano do ensino fundamental.

A Secretária de Educação Ionice Pereira, foi até Curitiba, também no mês passado, onde assinou um termo de cooperação entre município e governo do estado, para que todas essas propostas pudessem funcionar na prática. “Agora o município passa a dividir com o estado, de maneira mais direta a responsabilidade da formação pedagógica dos professores, algo que vai tornar nossa educação ainda mais moderna. ” Comentou a Secretária.