Prefeitura Municipal dá inicio ao projeto PRESERVA em Marilândia do Sul

Publicado em: 29/08/2022 10:31 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Gabrielly Campos

O projeto PRESERVA tem o objetivo de mapear todas as nascentes do município de Marilândia do Sul e fazer a recuperação e proteção delas visando levar água potável para o maior número possível de famílias.

Na última quinta-feira (25) as Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Econômico em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) iniciaram o projeto PRESERVA em Marilândia do Sul. O projeto fará o mapeamento de todas as nascentes do município, registrando as coordenadas através de um aplicativo.

O trabalho de proteção de nascentes utiliza materiais de fácil aquisição e de baixo custo, tornando-se uma alternativa extremamente interessante para a melhoria da qualidade da água no meio rural, além disso, a Prefeitura Municipal ainda está disponibilizando um “kit de proteção de nascentes” para ajudar e incentivar ainda mais essas ações.

A primeira Família contemplada com esse projeto foi a do senhor Osvaldo e Dilce Bonete, Sitio Santa Maria, cuja propriedade fica no Bairro do Carqueijo, uma das localidades de nosso Município em que algumas nascentes costumam secar nas estações menos chuvosas, isso ocorre na propriedade da família Bonete, a mina que utilizam sempre seca os deixando sem água para as necessidades mais básicas, como beber, cozinhar, tomar banho.

Leila Authaus uma das responsáveis pelo projeto contou como é feita a identificação das nascentes que necessitam de proteção ou recuperação: “Em uma visita a propriedade nós identificamos outra mina próxima a casa da família, esta, segundo eles, nunca seca e tem água em abundância, mas estava assoreada e a céu aberto, por isso nas análises realizadas pela Vigilância Sanitária, através do Programa estadual VIGIÀGUA, a água estava impropria para consumo humano.”

Com a proteção e recuperação desta nascente eles poderão ter água de qualidade o ano inteiro, como consequência, melhor qualidade de vida, assim como padrões de saúde do agricultor e sua família.