Temperatura

Autentique-se

Remédios controlados só poderão ser retirados na farmácia da UBS em horário especial


Publicado em: 17/05/2022 09:03 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Gabrielly Campos

 

Os medicamentos só poderão ser dispensados no período da tarde, das 13h às 17h, horário em que o farmacêutico está presente na unidade. A medida foi tomada seguindo portaria nº344 de 12\05\1998 do ministério da saúde.

 

A farmácia da UBS continuará funcionando normalmente das 08h às 11h30 e das 13h às 17h para medicamentos não controlados. Já os remédios que precisam de controle só poderão ser dispensados no horário de trabalho do farmacêutico do município das 13h às 17h.

Segundo portaria nº344 de 12\05\1998 do ministério da saúde: A dispensação de medicamentos controlados deve ser feita exclusivamente por farmacêuticos, sendo proibida a delegação da responsabilidade sobre o controle dos medicamentos a outros funcionários.

O farmacêutico é responsável por analisar as prescrições e só pode entregar ou dispensar os medicamentos quando todos os itens da receita e da Notificação de Receita estiverem devidamente preenchidos. É um trabalho que exige responsabilidade e só pode ser feito por farmacêuticos, caso contrário pode resultar em medidas judiciais contra o município e contra o farmacêutico.