Temperatura

Autentique-se

História


Os primeiros pioneiros chegaram em meados de 1928, uns tinham título de doação de terra, outros a compararam do Governo. Vinham das mais variadas regiões do País, entre eles encontramos Ferdinando Bonete, José Lábios dos Santos e Santiago Lopes José um líder religioso que criou mais tarde ao seu redor o primeiro Núcleo de Marilândia, formando a Rua Alegria, onde hoje estálocalizada a Igrejinha da Família Santiago. Este muito devoto de Nossa Senhora queria que a cidade tivesse o nome de Terra de Maria, então o agrimensor que veio demarcar a área, e que era da companhia de terras Norte do Paraná, sugeriu que fosse chamada de Marilândia, que em Inglês “Mary-land” que significa Terra de Maria

Em 1935 com seu crescimentoacentuado foi elevado a categoria de Vila, quando foi instalada a primeira mesareceptora, uma seção eleitoral. A região que constitui o município foi desbravada por pioneiros vindos de diversas regiões do Estado e do País, principalmente de Minas Gerais e São Paulo. Tudo era sertão. Após a derrubadadas matas esses pioneiros faziam roças de milho e a engorda de suínos. No dia 20 de outubro de 1938, através da Lei nº 7.573, Marilândia foi elevada a categoria de Distrito Judiciário, agora com o nome de Araruva, isto porque, havia grande quantidade de madeira na região com este nome, na qual servia para fazer cabo de martelo, machado, enxada, et. A instalação se deu somente no dia 01 de janeiro de 1939. Em 14 de dezembro de 1951, através da Lei nº 790, foicriado o Município de Araruva, desmembrando-se do Município de Apucarana, no dia 09 de novembro de 1952, foi realizada a primeira eleição para a escolha deseu primeiro prefeito, na qual foi eleito o Sr. Manoel Olegário de Proença, no dia 14 de dezembro de 1952, foi instalado o Município definitivamente. Araruva foi elevada a categoria de Comarca através da Lei nº 1.542 de 14 de dezembro de1953 e a Comarca foi instalada no dia 09 de junho de 1954. Em 01 de junho de1967 através da Lei nº 5.561, Araruva teve sua denominação definitivamente mudada para Marilândia do Sul, por causa de grandes transtornos causados pelasagências dos correios na emissão de correspondência, devido à existência de uma cidade do Paraná de nome Araruna. O nome Marilândia foi acrescido da palavra “do Sul” por já existir uma cidade no Estado do Espírito Santo com o nome de Marilândia.

O Município de Marilândia do Sul é cortado pela BR-376 que faz parte do Anel de Integração, localizando-se na região central do Estado do Paraná. Situa-se no terceiro Planalto, pertencendo a mesorregião socioeconômico de Apucarana.Possui uma área territorial de 382 Km². O relevo é caracterizado por topografiasuave ondulado a fortemente ondulado. O clima é subtropical úmido tendendo ao clima temperado, com verões amenos, com alta frequência de geadas em alguns bairros, com concentração de chuvas nos meses de verão, sem estação seca definida. A média das temperaturas é em torno de 25ºC no verão e no inverno éinferior a 15ºC.


 

... Outras Informações como, Hino ou descrição do brasão, faça o download do arquivo abaixo