Temperatura

Autentique-se

Vigilância Sanitária faz alerta a pecuaristas sobre tuberculose bovina


Publicado em: 07/06/2023 15:06 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Gabrielly Campos

 

 A vigilância sanitária faz um alerta a todos os pecuaristas de Marilândia do Sul, tivemos a ocorrência de tuberculose bovina registrado em nosso município, onde infelizmente 145 animais foram expostos a bactéria e 37 positivaram para a doença.

 

 A vigilância sanitária informa que todas as medidas necessárias já foram tomadas juntamente com a administração da propriedade envolvida, Secretaria Municipal de Saúde e com a ADAPAR – Agencia de Defesa Agropecuária do Paraná.

 A tuberculose bovina é uma doença causada por Mycobacterium bovis que afeta, principalmente, bovinos e búfalos. Ela se torna crônica nos animais e é transmissível para o homem. Nos bovinos, a doença causa lesões em diversos órgãos e tecidos, como pulmões, fígado, baço e até nas carcaças.

Podem ser encontradas também lesões no úbere das vacas. Dependendo da fase da infecção, os animais podem exibir emagrecimento acentuado e tosse, mas, muitas vezes, as alterações da tuberculose não são perceptíveis aos produtores.

 Não existe vacina nem tratamento para a tuberculose bovina, portanto a prevenção da entrada da doença é a chave do controle. O produtor deve ter o cuidado de adquirir apenas animais negativos ao teste intradérmico para tuberculose.