Prefeitura de Marilândia do Sul realiza castração de animais; conheça o projeto

Publicado em: 06/10/2023 18:05 | Fonte/Agência: prefeitura municipal | Autor: Assessoria

A prefeitura de Marilândia do Sul já castrou 571 animais desde de 2020, com a realização de projetos gratuitos para a comunidade. Somente entre 18/9 a 29/9 deste ano, 74 cães e 63 gatos foram castrados na cidade.

Uma das beneficiada é a protetora Cleusa de Oliveira, que já teve oito cães castrados. Para ela, o procedimento é um ato de amor. "Eu amo animais e graças ao projeto já castrei oito cães. Castração é um ato de amor, e tem de graça na nossa cidade, as pessoas têm que aproveitar e participar", disse.

O médico veterinário, Silvio Carvalho, explica que o projeto tem o objetivo de atender pessoas que adotaram animais e não possuem condições de castrar os cães e gatos. "Desde 2020, somando o Castramóvel, em parceria com a Amuvi, e o nosso projeto de levar para castrar em Apucarana animais de rua, já temos 571 castrações. Os critérios para o último projeto foi ajudar os munícipes que adotaram animais e não possuem condições de castrar, então o público alvo foi esses tutores, depois quem tem Cadastro Único, e depois a população em geral. Com esses projetos estamos deixando a cidade sustentável, cadelas que iriam criar e ter filhos sem dono já não terão esse problema, sem falar nas doenças que estamos evitando, tanto no cruzamento deles, quanto doenças relacionadas à reprodução como tumor de mama, piometra nas fêmeas e tumores nos machos", detalha.

O médico veterinário agradeceu a equipe que participou do Castramóvel e orientou os moradores da cidade que gostariam de participar do projeto. "A procura pelo projeto é muito grande, um fator negativo é a população agendar para castrar e não comparecer não tendo comprometimento, mas, graças a suplência a gente consegue colocar outro no lugar. Quero agradecer a prefeitura municipal pelo apoio, e agradecer também as secretarias de obras, saúde, esporte e Sedecon. Todos estes setores nos ajudaram e muito. Obrigada também a toda comunidade que compareceu", disse Silvio.

Para mais informações sobre os projetos de castração, basta comparecer na Prefeitura Municipal na sala da nota do produtor, e o tutor do animal deve preencher alguns requisitos.

(Para ver a entrevista com a protetora, acesse as redes sociais da prefeitura)