Aquiles Takeda participa da abertura da Frente Parlamentar de Promoção Municipalista

Publicado em: 24/10/2023 14:49 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Assessoria

Mais atenção, diálogo e defesa dos interesses das cidades, que é onde a vida acontece e as pessoas estão. Esses são os propósitos da Frente Parlamentar de Promoção Municipalista, das Associações de Municípios e Consórcios Municipais na Assembleia Legislativa do Paraná, lançada nesta terça-feira (24), com a presença de dezenas de prefeitos, vice-prefeitos e autoridades no Plenário do Legislativo estadual.

O prefeito de Marilândia do Sul e presidente da ACISPAR – Associação dos Consórcios Públicos e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná, Aquiles Takeda, participou do lançamento em Curitiba e parabenizou a iniciativa da criação da Frente Parlamentar.

“Somos representantes da Associação dos Consórcios Públicos e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná, que integram 25 consórcios de especialidades e cinco de urgência e emergência, que são do Samu, totalizando 30 consórcios. A formação dessa frente é de grande valia. Com a frente parlamentar específica, vamos levar as nossas demandas, discutir ações e trazer para a Assembleia, assim vamos fortalecer nossas ações e fortalecer os consórcios. Quero parabenizar o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) , Edmiar Santos, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), que será o coordenador da Frente Parlamentar, pela inciativa”, disse Aquiles Takeda.

Com a participação de 27 parlamentares, o grupo de trabalho vai atuar junto ao poder executivo municipal e à Associação dos Municípios do Paraná (AMP) para fortalecer as ações, projetos e a justa distribuição de recursos entre os entes federados (União, Estados e Municípios).

“O municipalismo é uma causa fundamental para melhorar a vida das pessoas. Ninguém vive na União, ninguém vive no Estado, as pessoas vivem nas cidades, é na cidade onde a vida acontece. Quando você fala do municipalismo, você fala justamente das variáveis que permitem que as pessoas tenham uma vida digna, no lugar onde elas nasceram e escolheram para viver”, defendeu o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), que será o coordenador da Frente Parlamentar.

“Os candidatos a deputado federal, senador e presidente da República, sempre fazem aquele discurso: ‘menos Brasília e mais Brasil’. Mas, quando tomam posse, o que a gente vê é mais Brasília e quase nada Brasil. Ou seja, nós precisamos inverter essa lógica. Os países modernos que prosperaram foram aqueles que descentralizaram, onde nós temos grande autonomia dos municípios e dos estados”, reforçou Romanelli.