Prefeitura de Marilândia do Sul realizará I Feira de Energias Renováveis do município

Publicado em: 05/08/2022 14:46 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Gabrielly Campos

O evento será realizado no dia 18 de agosto no prédio do Centro de cultura ao lado da delegacia de Marilândia do Sul das 13h às 17h. A entrada é gratuita e todos podem participar.

No início de 2022 foi aprovada a Lei 14.300/22 que diz que aqueles que se proponham a instalar painéis de energia solar a partir de janeiro de 2023 serão tributados sobre a energia produzida. De acordo com a Lei toda a energia excedente produzida, que volta para a rede elétrica e retorna como crédito, será taxada quando o usuário for utilizar esses créditos.

A partir do ano de 2023 as companhias elétricas passarão a cobrar pela armazenagem da energia e pelo uso do sistema elétrico. Porém, a lei só entrará em vigor no próximo ano e pessoas que fizerem a instalação de placas solares até o fim de 2022 será isento por 23 anos da cobrança.

Outra situação é a possível retirada da isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) aos produtores rurais, onde também a partir de 2023, o produtor pagará o mesmo valor da área urbana na conta de luz.

Com essas atualizações na legislação a Prefeitura de Marilândia do Sul, em parceria com o IDR-Paraná e Sindicato Rural, realizará a I Feira de Energias Renováveis, onde várias empresas estarão apresentando as novas tecnologias deste setor, além de sanar duvidas e construir orçamentos que se encaixem na realidade de cada visitante.

A feira será realizada dia 18 de agosto, no Centro da Cultura (ao lado da delegacia), das 13 às 17 horas. A entrada é gratuita e qualquer pessoa ou empresa pode participar.