Temperatura

Autentique-se

Faltam 2 dias para as eleições saiba seus direitos e deveres como cidadão


Publicado em: 30/09/2022 15:12 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Gabrielly Campos

 

As eleições 2022 acontecem neste domingo (02), e todos os cidadãos entre 18 e 70 anos devem escolher seus candidatos para Deputado Federal, Deputado Estadual, Senador, Governador e Presidente. Confira abaixo tudo que você precisa saber para votar sem nenhum imprevisto.

 

O voto foi um direito conquistado pelo povo brasileiro e deve ser usado com consciência. Ele é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos. O horário de votação em Marilândia do Sul será das 08h às 17h.

Para votar é necessário a apresentação de um documento com foto, (RG, CNH, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho) ou o aplicativo E-título. A ordem de votação em 2022 vai ser um pouco diferente da eleição anterior, você deve escolher primeiro um deputado federal, na sequência um deputado estadual, seguido pelo senador, governador e por último o presidente.

Como são muitos votos, antes de sair de casa faça a colinha com seus candidatos isso vai ajudar a não se perder na hora da votação. Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida poderão contar com a ajuda de uma pessoa de sua escolha na hora da votação, mesmo que não tenham solicitado antecipadamente à juíza ou ao juiz eleitoral.


O que é permitido no dia?

É permitida a manifestação individual e silenciosa do voto, como camisas, bandeiras, broches, adesivos.

É permitido votar com bermuda, chinelo, regata, camisa de time, camisa da seleção entre outros, o TSE não proíbe o uso de nenhum desses itens.

 

O que é proibido no dia?

Não será permitido na cabine de votação o uso de celulares, câmeras, e equipamentos de radiocomunicação, a medida visa manter o sigilo do voto.

O novo texto da Resolução TSE nº 23.669/2021 passou a proibir que pessoas portando armas de fogo – sejam elas civis (ainda que tenham porte de arma) ou integrantes das forças de segurança que não estejam em serviço junto à Justiça Eleitoral – se aproximem a menos de 100 metros das seções eleitorais. A exceção é apenas para quando agentes de segurança (em atividade geral de policiamento no dia das eleições) forem votar.


Vote com consciência para escolher os novos representantes do povo. Não deixe de votar, o voto além de ser um direito adquirido é um dever. Caso você não consiga votar é necessária a justificação que deve ser feita em até 60 dias após a eleição.