Temperatura

Autentique-se

Prefeitura alerta sobre a dengue no município


Publicado em: 16/02/2023 10:51 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Gabrielly Campos

 

Nos últimos meses a Secretaria de Saúde recebeu 20 notificações de suspeita de dengue, todas negativas. O controle de endemias faz um apelo para toda população, para que cuidem de seus quintais e dos espaços públicos também.

 

O período epidemiológico é contado de agosto de 2022 a agosto de 2023, nesse período a Secretaria de Saúde recebeu 20 notificações em Marilândia do Sul de possíveis casos, todas negativas e segue aguardando o resultado de uma. O município está com o índice de infestação predial em 3.5% considerado alto, o correto é até no máximo 1%.

Os agentes passam nas casas fazendo conferência, caso seja encontrada água parada ou focos do mosquito o responsável receberá uma notificação, se o descuido for recorrente o morador será encaminhado para o ministério público e a notificação passará para a esfera judicial.

Ao contrário do que muitos pensam o mosquito não se reproduz apenas em locais com muita água parada, é necessário apenas uma tampinha de garrafa, por exemplo, para que ele se desenvolva. Os ovos do mosquito são de extrema resistência e podem suportar em um recipiente, sem ter entrado em contato com a água, entre 300 e 400 dias.

Por isso, é necessário o cuidado com possíveis criadouros, pois, se houver ovos no local, assim que entrarem em contato com a água vão eclodir. Mantenha sempre o quintal limpo, faça a coleta de lixo de forma correta, deixe caixas d’água vedadas, pratinhos de vasos de plantas sempre secos, potinhos de animais de estimação limpos.

Além da dengue o mosquito Aedes Aegypti também transmite doenças como o Zica vírus e Chikungunya, doenças perigosas que se desenvolvidas em sua forma grave podem levar a morte. O combate ao mosquito da dengue só depende de nós, vamos todos fazer a nossa parte.