Temperatura

Autentique-se

CAPS de Marilândia do Sul inicia campanha de conscientização contra o tabagismo


Publicado em: 29/03/2023 13:52 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Gabrielly Campos

 

O CAPS Intermunicipal de Marilândia do Sul iniciou a Campanha contra o Tabagismo. Nela são feitas ações de conscientização, educativas, de comunicação, dos quais se potencializam para prevenir o tabagismo.

 

O tabagismo é um problema mundial de saúde, que deve ser combatido. O cigarro é o único produto legal que causa a morte da metade de seus usuários regulares. Isto significa que de 1,3 bilhão de fumantes no mundo, 650 milhões vão morrer prematuramente por causa do cigarro.

Pensando nisso, a Secretaria de Saúde iniciou em Marilândia do Sul uma campanha de combate e conscientização contra o tabagismo. Os benefícios adquiridos ao parar de fumar podem ser notados instantaneamente. Após 20 minutos: a pressão arterial e a frequência do pulso voltam ao normal.

Após 2 horas: não há mais nicotina circulante no sangue, Após 8 horas: os níveis de monóxido de carbono, presentes no sangue, atingem os valores normais e o nível de oxigênio aumenta, Após 24 horas: os pulmões passam a funcionar melhor e os brônquios já começam a limpar os resíduos deixados pelo tabaco, Após 48 horas: o olfato já pode sentir melhor os cheiros e o paladar degusta melhor a comida.

“Vamos envolver toda Rede de Atenção Básica do município através das campanhas educativas que ocorreram também nas UBS (da Central, de São José Olegário, de Nova Amoreira, do Núcleo Manoel Olegário de Proença), além de futuramente estarmos realizando o Grupo de Apoio contra o tabagismo”, conforme relata a Leticia Suellen dos Santos, Coordenadora do CAPS.

Em toda rede de Saúde, vão ser entregues folders educativos, sobre a Prevenção do tabagismo e outros fatores de risco de doenças crônicas. Viver bem é viver com saúde.