Prefeito Aquiles Takeda fala sobre a segurança nas escolas

Publicado em: 20/04/2023 09:46 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Gabrielly Campos

O Prefeito de Marilândia do Sul se reuniu durante a última semana com diversos órgãos, para o levantamento de dados sobre segurança e também para o planejamento do plano de contingência que será adotado pelo município.

O Brasil vivenciou nas últimas semanas episódios tristes e graves de ataques a escolas, o que gerou medo e insegurança em todos. Tendo em vista esses acontecimentos e para aumentar a segurança de todos os alunos da rede municipal de educação, o Prefeito Aquiles Takeda se reuniu na última semana com representantes de diversos órgãos para definir as medidas que serão tomadas em Marilândia do Sul.

Para a montagem do plano de contingência, plano que definirá as ações realizadas pelo município, o prefeito se reuniu com o Conselho Municipal de Educação, vereadores, prefeitos da AMUVI, Comando da Polícia Militar, Núcleo Regional de Educação,  conversou com psicólogos, orientadores educacionais, pedagogos e levantou todos os dados para que nessa semana o plano seja elaborado.

“Estamos na fase final da montagem do nosso plano de contingência, e quero dizer que medidas de segurança serão tomadas em Marilândia do Sul, pensando sempre dentro da realidade do nosso município. Fizemos muitos estudos para elaboração das medidas, para que possamos aumentar a segurança sem gerar um ambiente pesado para nossos alunos” disse o Prefeito Aquiles Takeda.

A administração já está fazendo cotação das medidas de segurança para saber o valor estimado e eficiência de cada item pensado, “já temos câmeras nas escolas, mas estamos estudando para ampliar, também a questão dos muros para fazer de forma que as escolas não fiquem fechadas, mas que fiquem seguras, grades, também estamos estudando o botão do pânico que é um botão que emitirá um som alto em casos de emergência para que toda cidade saiba, detector de metais, e o aumento do patrulhamento nas escolas são várias ações que estamos correndo atrás e estudando para ver quais serão aplicadas na nossa realidade e que serão mais efetivas” explicou o Prefeito Aquiles Takeda.

Vale lembrar que Marilândia do Sul tem um índice baixo de violência, um dos menores da região, e que pais, responsáveis e a comunidade devem fazer parte da rede de prevenção vendo o que seus filhos têm acesso na internet, conferindo informações antes de compartilhar para não gerar mais pânico e acabar incentivando a violência, conferir bolsas. Os servidores das escolas receberão treinamento para situações de risco. A educação é a melhor forma de combater a violência.