Marilândia do Sul realiza I Conferência de Cultura do município

Publicado em: 07/07/2023 14:55 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Gabrielly Campos

A conferência foi realizada nesta quinta-feira (06), na Escola Ângelo Muller Filho e teve como tema “Devemos olhar para o passado e entender a nossa história, para então, mudarmos o futuro. Precisamos recuperar nossa herança cultural”.

Estiveram reunidos profissionais da área de educação e cultura, representantes da sociedade civil e demais envolvidos para debater propostas para fomentar a cultura no município. O evento iniciou com a palestra da Dra. Camilla Bolonhezi sobre historia e cultura, seguido de um coffee break. Depois a apresentação das propostas e a leitura e aprovação do plano de cultura.

A I Conferência Municipal de Cultura de Marilândia do Sul teve os seguintes objetivos: Discutir a cultura do município nas suas dimensões simbólica, cidadã e econômica, propor estratégias para o fortalecimento da cultura como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável, promover o debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, estudiosos, pes­quisadores, investidores e demais protagonistas da cultura, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões, propor estratégias para democratizar o acesso dos habitantes de Marilândia do Sul na produção e à fruição dos bens e serviços culturais.

Propor estratégias para a consolidação dos sistemas de participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura, aprimorar e propor mecanismos de articulação e cooperação institucional entre os entes federativos e destes com a sociedade civil, fortalecer e facilitar a formação e o funcionamento de fóruns e redes de artistas, agentes, gestores, estudiosos e pesquisadores, investidores e ativistas culturais, iniciar o processo de elaboração do Plano Municipal de Cultura.

“Foi uma manhã muito proveitosa onde pudemos debater propostas e ações concretas para fomentar cada vez mais a cultura no município e resgatar nossas raízes, nossa história, tenho certeza que a partir dessas propostas vamos desenvolver várias ações culturais em Marilândia do Sul” disse a Secretária de Educação e Cultura Ionice Pereira.