Dezembro Vermelho: Prefeitura realiza testagem de HIV, sífilis e hepatites B e C

Publicado em: 12/12/2023 10:38 | Fonte/Agência: prefeitura municipal | Autor: Assessoria

No mês dedicado à conscientização e combate ao HIV/Aids, conhecido como Dezembro Vermelho, a Secretaria de Saúde de Marilândia do Sul, informa que tem disponível para a população a testagem HIV, sífilis e hepatites B e C, com resultados disponíveis em apenas 30 minutos e de maneira sigilosa, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

Dezembro é o mês de sensibilização e combate ao HIV. A mobilização acontece nacionalmente, instituída pela Lei nº 13.504/2017, com foco na assistência, proteção e promoção dos direitos de quem vive com HIV.

A campanha do Dezembro Vermelho foi criada para alertar e conscientizar a população sobre as formas de transmissão do vírus HIV e do tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Também representa a luta pelo fim do preconceito contra os portadores do vírus e as pessoas que desenvolveram a AIDS.

Em Marilândia do Sul, existem quatro pessoas portadoras de HIV e que realizam tratamento. "Estamos sempre em conversa com a nossa comunidade, falando de prevenção, proteção. Em todas as Unidades Básicas de Saúde, na Central, do Mutirão, dos Distritos, existem testes rápidos disponíveis para a população. É sigiloso, é importante fazer o teste, se prevenir em uma relaxação sexual é fundamental. A saúde de Marilândia do Sul está de portas abertas para atender a comunidade, tirar as dúvidas e orientar da melhor maneira", destaca Maria Berçaline, secretária municipal de saúde.