Combate à dengue: Distrito de São José lança campanha 'Lote Limpo'

Publicado em: 12/03/2024 18:27 | Fonte/Agência: prefeitura municipal | Autor: Assessoria

A saúde do Distrito de São José, em Marilândia do Sul,  com apoio do setor de endemias, lançou a campanha 'Lote Limpo', em ação de combate à dengue.

Conforme o coordenador de endemias, Willian Barbosa, a ideia é chamar a atenção da comunidade sobre a importância de manter os terrenos limpos. "No Distrito de São José encontramos focos dos mosquitos em alguns terrenos que precisam de limpeza. Junto com a equipe de saúde da UBS tivemos essa ideia de lançar a campanha 'Lote Limpo', para incentivar a todos e assim evitar multas, a contaminação e a proliferação do mosquito da dengue", disse Willian.

A enfermeira da UBS, Daniela Izidoro, pede a colaboração de todos os moradores do Distrito. "Aqui em São José existem alguns lotes, terrenos, que estão com mato alto, com lixo pelo meio. Encontramos sacolas, vasilhas com água. precisamos do apoio dos moradores locais, para a limpeza e principalmente nos cuidados, jogar o lixo no local correto e não deixar acumular água. Sozinhos não vamos conseguir, juntos somos mais fortes", destaca a profissional. Para ver o vídeo, clique aqui.

Dados da dengue no Paraná:

O Paraná atingiu nesta terça-feira (12) o maior número de novos casos de dengue em uma semana deste período epidemiológico, iniciado em 30 de julho de 2023. São 17.044 casos a mais do que o registrado no boletim da semana passada, totalizando agora 90.972 casos confirmados da doença.

O informe semanal publicado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) traz também 12 novos óbitos, ocorridos entre os dias 7 de janeiro e 27 de fevereiro.Este é o 27º Informe Epidemiológico publicado pela Vigilância Ambiental da Sesa.

O boletim registrou, também, 222.590 notificações, 55.247 casos em investigação e 70.251 descartados.

Dos 399 municípios paranaenses, 333 apresentaram casos autóctones, quando a doença é contraída localmente, e 397 tiveram notificações.

As Regionais de Saúde com mais casos confirmados são a de Apucarana (17.780 casos), Cascavel (11.079), Francisco Beltrão (8.782), Londrina (7.951) e Maringá (7.739). Já os municípios que apresentam mais casos confirmados são Apucarana (11.793), Londrina (6.289), Cascavel (4.448), Maringá (4.184), Paranavaí (3.331), Ivaiporã (2.342), Quedas do Iguaçu (2.256), Dois Vizinhos (2.249), Jandaia do Sul (1.727) e Antonina (1.725).

Conforme o Boletim, Marilândia do Sul soma 180 casos positivos de dengue.