Base da alimentação escolar em Marilândia do Sul vem da agricultura familiar

Publicado em: 04/04/2018 17:42 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Rodrigo Carvalho / Larissa Damasco

Base da alimentação escolar em Marilândia do Sul vem da agricultura familiar

Alimentos frescos chegam duas vezes por semana e vão direto para as escolas.

Planejamento do setor nutricional da Secretaria de Educação tem se destacado em 2018. Grande parte dos alimentos oferecidos aos alunos, sai das propriedades rurais do município e vai direto para as escolas.

O setor de Nutrição escolar da Prefeitura de Marilândia do Sul vem ganhando destaque. A execução do planejamento, que tem objetivo de oferecer alimentos saudáveis aos alunos da rede municipal de ensino, tem sido feita com excelência.

O cardápio servido, oferece todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento infantil. Neste primeiro semestre são aproximadamente 940 alunos matriculados, que geram uma demanda que chega a 1200 refeições todos os dias.

A alimentação adequada faz parte também do processo de aprendizagem. Além disso, durante a idade escolar, acontece um dos períodos de desenvolvimento mais importantes, assim, o investimento em uma alimentação mais saudável, traz resultados para toda a vida.

A Lei nº 11.947 que foi aprovada pelo Governo Federal em junho de 2009, determina que pelo menos 30% da renda repassada aos estados e municípios seja destinada a compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar regional, assim gerando oportunidades aos produtores locais que repassam às escolas, produtos orgânicos de ótima qualidade.

Segundo a Nutricionista Daiane Martinelli, que é responsável pelo controle de toda a alimentação escolar do município, essa meta já foi superada. Atualmente, mais de 50% da verba destinada pelo Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) é utilizada na aquisição de produtos da agricultura familiar.

A distribuição dos alimentos é feita 2 vezes na semana pelos agricultores, que fornecem os a produção para 4 escolas do município e 2 CMEI’s. Hortaliças, frutas, molho de tomate integral orgânico, geleias orgânicas, doce de leite, pão caseiro e Queijo fazem parte da rotina alimentar das crianças.

“São produtos de ótima qualidade, que vão trazer ingredientes importantes para a merenda escolar, como vitaminas e minerais. Procuro sempre elaborar um cardápio bem colorido e nutritivo. A cada semana faço uma programação e solicito os produtos, levando em conta o que planejei e o que o produtor dispõe no momento. Comentou Daiane.

Os cardápios são programados mensalmente, priorizando o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis. Faixa etária, restrições alimentares individuais, necessidades alimentares especiais, como as de portadores de doenças crônicas, também são itens que recebem a devida atenção dentro do planejamento.