Projeto de padronização das marcações de áreas de
estacionamento e outros itens de segurança começou em 2017 e já foi concluído
em quase toda a cidade. Mais 8 lombadas foram feitas e sinalizadas esta
semana.
As ondulações
transversais, quebra-molas, ou lombadas, como também são chamadas, nem sempre
são bem aceitas por alguns condutores, já que forçam uma redução de velocidade
nos locais onde são instaladas, mas por outro lado, trazem tranquilidade para
quem se preocupa com a segurança no trânsito.
Após a
construção de asfaltos em diversas ruas da cidade, com a pavimentação moderna
que cria mais facilidade para condutores utilizarem a via com velocidade acima
da adequada, surge a necessidade de criar medidas que estão previstas na
legislação de trânsito brasileira, no caso, a implantação de quebra-molas em
pontos específicos.
Nas últimas
semanas foram construídas 8 lombadas na cidade, 4 delas na avenida Ponta Grossa,
que teve o investimento para modernizar aproximadamente 1 quilômetro da via,
agora totalmente asfaltada e com aumento de largura, o que tornou a avenida
mais rápida, trazendo a necessidade da implantação de redutores de velocidade.
Outros três
quebra-molas foram construídos e devidamente sinalizados na Avenida Cerejeira,
onde também existia essa necessidade. Além de outra ondulação, na rua Paraná.
Todo o trabalho foi feito seguindo a padronização estipulada nas regras do
Conselho Nacional de Trânsito.
“Muitos
moradores já pediam a construção dos quebra-molas, logo depois que as ruas
foram asfaltadas, mas existem etapas de medição, que impedem qualquer novo
trabalho da prefeitura, antes que aconteçam as avaliações finais da obra. Terminada
esta etapa, pudemos construir as tão importantes lombadas, que garantem mais
segurança para todos nós.” Comentou Aquiles Takeda, Prefeito de Marilândia do
Sul.
A pintura das
faixas de trânsito também faz parte do projeto de padronização, iniciado em
2017, que trouxe mais organização para as ruas. Após a conclusão de novos
asfaltos nas ruas Apucarana, São Francisco (centro), São João, São Roque,
Arnaldo Busato e São Francisco (Vila), Elias Reis Lopes e Santa Rosa, todos
esses trechos receberam pinturas de demarcações de estacionamento, além de faixas
amarelas e de pedestres.