Marilândia atinge marca histórica na alimentação escolar adquirida dos produtores rurais

Publicado em: 24/05/2019 15:24 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Rodrigo Carvalho / Gaby Campos

Alunos da escola Ângelo Muller visitaram propriedade rural esta semana.

Município usa 93% da verba do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), destinada à compra de produtos para as refeições nas escolas municipais, para adquirir o que é produzido na área rural pela agricultura familiar.

As escolas municipais de Marilândia do Sul nunca tiveram no cardápio uma alimentação tão saudável. Não é exagero dizer que o setor nutricional da Secretaria de Educação promoveu grandes avanços nos últimos anos, quando a compra de produtos da agricultura familiar atingiu 93% da verba utilizada do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

É um número expressivo, que coloca o município entre as principais cidades do estado. Só para ter uma ideia, Apucarana, que é referência na alimentação escolar, fechou o ano passado com 80% de produtos vindos da agricultura familiar, 13 pontos percentuais a menos do que Marilândia do Sul consegue enviar para as escolas.

Além disso, para fortalecer a cultura entre as crianças sobre a importância de uma dieta saudável, a Nutricionista Daiane Martinelli, e a coordenadora da Escola Ângelo Muller, Marisa Franzin criaram o projeto “Alimentação saudável se aprende na escola”, que entre outras ações, realiza visita dos alunos até as propriedades rurais, de onde saem os produtos da merenda escolar.

“Sabemos que as crianças aprendem fácil e ajudam os pais a melhorar a alimentação. Existem vários relatos de famílias que mudaram a forma de se alimentar, ou estão em processo de mudança, quanto a qualidade dos alimentos, optando produtos orgânicos, ou sem serem industrializados.” Afirmou a Nutricionista.

Esta semana, alunos do 2o  ano da Escola Ângelo Muller Filho visitaram o Sítio Nossa Senhora Aparecida que utiliza o método de produção orgânica. A propriedade é privada certificada pela Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná).